A única coisa

O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida

Publicado em 29 de janeiro de 2021

Ideias centrais: 

1 –Empreendedores fazem mais cedo o que outros planejam fazer mais tarde e adiam, talvez por tempo indeterminado, o que outros fazem mais cedo. A diferença não está no propósito, mas no caminho certo. Empreendedores sempre trabalham a partir de um senso de prioridade. 

2 – Quando você vê pessoas que parecem disciplinadas, o que está vendo, na verdade, são pessoas que treinaram um punhado de hábitos em suas vidas. 

3 – A Pergunta Foco sempre direciona você ao melhor de escolhas e ações, forçando-o a fazer o que é essencial para o sucesso: tomar uma decisão. Não qualquer decisão, mas sim a melhor decisão. Ignora o possível e se resume ao que importa. 

4 – Vá a seu calendário e divida em blocos todo o tempo necessário para concluir sua ÚNICA Coisa. Se é uma atividade momentânea, divida em blocos as horas e os dias adequados. Se for algo regular, divida em blocos o horário adequado do dia, de forma que se torne um hábito. 

5 – Muitos entendem que a maestria é um resultado final, mas, em essência, ela é uma forma de pensar, um jeito de agir e uma forma de vivenciar. 

Sobre os autores: 

Gary Keller é o presidente do conselho e cofundador da Keller Williams Realty, Inc., a maior empresa de gestão de ativos da América do Norte.  Seus livros, best-sellers do The New York Times, já venderam mais de 1 milhão e 300 mil cópias em todo o mundo. 

Jay Papasan, antigo editor da HarperCollins em Nova York, é vice-presidente editorial da Keller Williams. Além disso, trabalha como palestrante e coach executivo. 

Apresentação 

Não há nada de errado em se dedicar a seu trabalho, à sua família, a seu futuro. A questão é: você está focado no que é realmente importante? Você dedica, hoje, a maior parte de seu tempo a alguma coisa, uma ÚNICA coisa que sintetize seus sonhos, seus desejos, suas aspirações? 

Os resultados que você obtém são diretamente influenciados pelas escolhas que faz. Alcance resultados extraordinários em todas as áreas de sua vida. Acabe com a desordem de sua rotina, siga e mantenha-se firme em direção à sua meta. Torne-se um mestre no que realmente importa para você. 

Capítulo 1 – A única coisa 

Quando você quiser a melhor chance de obter êxito em qualquer coisa que deseja, o caminho a seguir é sempre o mesmo: seja simples. 

“Ser simples” é ignorar todas as coisas que você poderia fazer, preocupando-se com o que deve fazer. É reconhecer que nem tudo tem a mesma importância e descobrir as coisas que são mais importantes. É conectar com mais vigor o que você faz com o que você quer. É compreender que resultados extraordinários são diretamente determinados por quão específico você pode tornar seu foco. 

É preciso fazer menos coisas para obter mais efeito, em vez de fazer mais coisas com efeitos colaterais. O problema em fazer demais é que, ainda que funcione, acrescentar mais a seu trabalho e sua vida, sem cortar nada, traz muitos problemas; prazos não cumpridos, resultados decepcionantes, muito estresse, tédio, menos sono, má alimentação, nada de exercício e a perda de momentos com a família e os amigos – tudo em nome de correr atrás de uma coisa que é mais fácil de conseguir do que você imagina. 

Capítulo 2 – O efeito dominó 

Compreende a ideia? Uma peça de dominó pode não somente derrubar outras iguais a ela, mas também outros objetos que são sucessivamente maiores. Em 2001, um físico de San Franciso’s Exploratorium reproduziu o experimento de Whitehead, criando oito dominós de compensado, cada qual 50% maior que o anterior. O primeiro tinha apenas 5 centímetros, o último, quase 1 metro de altura. A queda do dominó resultante começou com um toque gentil e terminou rapidamente “com um baque muito alto”.

Imagine o que aconteceria se a progressão continuasse sem parar. Se uma queda de dominó é uma progressão linear, a de Whitehead seria descrita como uma progressão geométrica. O resultado poderia desafiar a imaginação. O décimo dominó teria quase a mesma altura que Peyton Manning, jogador de futebol americano. Lá pelo 18º, você veria uma peça de dominó capaz de rivalizar com a Torre Pisa. O 23º dominó seria bem maior que a Torre Eiffel, e o 31º, quase mil metros mais alto que o Monte Everest. O 57º cobriria, praticamente a distância entre a Terra e a Lua. 

Não há muito o que inventar quando o assunto é tombar dominós. Você os alinha e empurra o primeiro. Na vida real, no entanto, é um pouco mais complicado. O desafio reside no fato de que a vida não alinha tudo para a gente, dizendo: “É aqui que você deve começar”. Pessoas muito bem-sucedidas sabem disso. Então, diariamente, elas alinham suas prioridades mais uma vez, encontram o primeiro dominó e o empurram até cair. 

Capítulo 3 – O sucesso deixa pistas 

A Apple merece um estudo por criar um ambiente, no qual uma ÚNICA Coisa extraordinária pode existir enquanto transita para outra ÚNICA Coisa extraordinária. De 1998 a 2012, a ÚNICA Coisa da Apple passou de Macs para iMacs para iTunes para iPhods para iPhones, como o iPad buscando o pole-position à frente da linha de produção. Sempre que um novo “aparelho de ouro” entrava embaixo dos holofotes, os demais produtos não eram descontinuados nem relegados ao saldão. Essas linhas, além de outras, continuaram a ser refinadas enquanto a ÚNICA Coisa do momento criava um bem documentado efeito de prestígio, fazendo mais propício para o usuário querer adotar a família inteira de produtos da Apple. 

A ÚNICA Coisa é um tema dominante que se mostra de diversas formas. Pegue o conceito, aplique-o a pessoas, e você verá que uma só delas pode fazer toda a diferença. 

Albert Einstein teve Max Talmud, seu primeiro mentor. Foi Max quem apresentou o menino Einstein, então com dez anos de idade, a textos-chave de matemática, ciências e filosofia. Max fazia uma refeição por semana com a família Einstein, durante seis anos, enquanto orientava o jovem Albert. 

Parte 1  – As mentiras – Elas nos enganam e despistam 

Capítulo 4 – Tudo importa igualmente   

Enquanto servem como uma útil coleção de nossas melhores intenções, as listas também nos tiranizam com coisas triviais, sem importância, as quais nos sentimos obrigados a cumprir só porque estão na lista; assim, naturalmente, muitos de nós têm uma relação de amor e de ódio com nossas listas. 

Empreendedores agem de forma diferente. Eles têm olhos para o essencial. Eles pausam por tempo suficiente para decidir o que importa e permitir que o importante guie seu dia. Empreendedores fazem mais cedo o que outros planejam fazer mais tarde e adiam, talvez por tempo indeterminado, o que outros fazem mais cedo. A diferença não está no propósito, mas no caminho certo. Empreendedores sempre trabalham a partir de um senso claro de prioridade. 

A regra de 80/20 é a primeira palavra, mas não a última, sobre o sucesso. O que Pareto começou você tem que terminar. O sucesso requer que você siga o princípio de 80/20, mas você não tem de parar aqui. 

Continue em frente. Dá para tirar 20% dos 20% dos 20% e continuar até que você descubra qual é a coisa mais importante. Não importa qual é a tarefa, a missão ou o objetivo, seja grande ou pequeno. Comece com uma lista tão extensa quanto quiser, mas cultive a ideia de que você vai reduzi-la até o pouco que é mais importante, sem parar até chegar ao que é realmente essencial. O que é imperativo. A ÚNICA Coisa. 

Capítulo 6 – Uma vida disciplinada 

Em qualquer discussão sobre o sucesso, as palavras “disciplina” e “hábito” acabam se interceptando. Embora separadas pelo significado, conectam-se de forma poderosa para formar a fundação da conquista: trabalhar regularmente sobre algo até que isso trabalhe de modo regular por você.

Quando você se disciplina, está na verdade treinando para agir de um modo específico. Mantenha essa ação por certo tempo, e ela se tornará rotineira – em outras palavras, um hábito. Então, quando você vê pessoas que parecem “disciplinadas”, o que está vendo, na verdade, são pessoas que treinaram um punhado de hábitos em suas vidas. Isso faz com que pareçam “disciplinadas”, quando, na verdade, não são. Ninguém é. 

Sustente a disciplina por tempo suficiente para criar um hábito, então, não somente ele se torna  mais fácil, como também isso acontece com várias outras coisas. É por isso que as pessoas com os hábitos corretos parecem ser melhores que as outras. Estão fazendo a coisa mais importante regularmente, e, como resultado, tudo fica mais fácil. 

Lembrete 

Não seja uma pessoa disciplinada. Seja uma pessoa de hábitos poderosos e use disciplina selecionada para desenvolvê-los. 

Capítulo 7 – A força de vontade está sempre à disposição 

Penosamente, tirei minhas forças não sei de onde, turbinei a determinação, redobrei meus esforços e alcancei uma conclusão humilde: a força de vontade não está sempre à disposição. Ainda que minha motivação estivesse com tudo, minha força de vontade não ficava simplesmente esperando para quando eu a chamasse, pronta para, a qualquer momento, reforçar minhas intenções com relação a qualquer coisa que eu desejasse. Fiquei aturdido. Sempre acreditei que ela estaria disponível , que eu poderia acessá-la sempre que quisesse, para conseguir o que quisesse. E eu estava errado. 

A força de vontade é tão importante que usá-la de forma correta deveria ser prioridade máxima. Infelizmente, visto que ela não está sempre à disposição, empregá-la de modo adequado requer que você a maneje bem. Assim como em “Deus ajuda quem cedo madruga” e “Aproveite a sorte enquanto ela está a seu favor”, força de vontade é uma questão de momento. Quando você tem vontade, cosegue o que quer. Embora o caráter seja um elemento essencial da força de vontade, a chave para comandá-la é saber quando usá-la. 

Estudos concluíram que a força de vontade é um músculo mental que não volta à forma rapidamente. Se você o empregar em uma tarefa, haverá menos energia disponível para a seguinte, a não ser que você o reabasteça. Para dar nosso melhor, temos que, literalmente, alimentar nossas mentes, o que confere todo um novo crédito para o ditado “digerir as ideias”. Alimentos que elevam o nível de açúcar de forma equilibrada por longos períodos, como carboidratos complexos e proteínas, tornam-se o combustível preferido de grandes empreendedores, prova evidente de que “você é o que você come”. 

Parte 2 – A verdade – o caminho simples para a produtividade 

Capítulo 10 – A questão do foco 

Perguntas acionam nosso pensamento crítico. Pesquisas mostram que fazer perguntas aprimora a aprendizagem e o desempenho em mais de 150%. No fim das contas, é difícil discutir com a escritora Nancy Willard, que escreveu: “Às vezes, as perguntas são mais importantes que as respostas”. 

Faça uma pergunta: a Pergunta Foco. 

Qualquer pessoa que sonhe com uma vida incomum acaba descobrindo que não há alternativa além de um jeito incomum de vivê-la. A pergunta Foco é esse jeito incomum. Num mundo sem manuais de instrução, é a simples fórmula para encontrar respostas excepcionais, que levam a resultados extraordinários. 

QUAL A ÚNICA COISA que posso fazer 

De modo que, ao fazê-la, 

O restante se torne mais 

Fácil ou desnecessário? 

Resultados extraordinários raramente são obra do acaso. Eles vêm das escolhas que fazemos e das ações que tomamos. A Pergunta Foco sempre direciona você ao melhor de ambas, forçando-o a fazer o que é essencial para o sucesso: tomar uma decisão. Mas não apenas qualquer decisão; leva você a tomar a melhor decisão. Ignora o possível e se resume ao que é necessário, ao que importa.   

Lembrete 

A Pergunta Foco tem duas funções. Ela aparece de duas formas: o que há de mais amplo e foco simples. Uma se refere a encontrar a direção certa na vida, e a outra a encontrar a atitude certa. 

Capítulo 12 – O caminho para grandes respostas 

A Pergunta Foco ajuda você a identificar a ÚNICA Coisa em qualquer situação. Vai elucidar o que você quer nas maiores áreas de sua vida e, depois, resumir o que você tem de fazer para chegar lá. É processo muito simples: você faz uma grande pergunta, depois procura uma grande resposta. Simples, em dois passos: este é o Hábito do Sucesso. 

Pense em possibilidades. Definir um objetivo realizável é quase como criar uma tarefa para marcar em sua lista. Um objetivo estendido é mais desafiador. Direciona você para o limite de suas habilidades atuais; você tem de se empenhar para alcançá-lo. O melhor objetivo explora o que é possível. Quando você vê pessoas e negócios que passaram por transformações, é nessa área que eles vivem. 

Benchmarking e trending para a melhor resposta. Ninguém tem bola de cristal, mas com prática você pode surpreender-se com quão bom será em antecipar a direção para a qual caminham as coisas. Pessoas e negócios que chegam em primeiro lugar geralmente dividem os louros com poucos competidores, se é que os dividem. Benchmarking trending ajudam a encontrar a resposta extraordinária de que você precisa para alcançar resultados extraordinários. 

Parte 3 – Resultados extraordinários – revelando possibilidades dentro de você 

Capítulo 13 – Viva com propósito 

Um conto de natal, de Charles Dickens, publicado em 1843, serve de pano de fundo para este capítulo. Em certa noite de Natal, Ebenezer Scrooge, avarento e insensível, é visitado pelo espírito do falecido Jacob Marley, seu ex-sócio. Marley o alerta: “Vim aqui para avisá-lo de que você ainda tem chance e esperança de escapar à minha sina”. Avisa Scrooge que três espíritos virão visitá-lo: os do presente, passado e futuro. Com essa visita, o avarento muda de vida: torna-se bondoso, caritativo, atencioso com os doentes e fracos. Numa palavra, trata-se de uma conversão. 

Com essa simples história, Charles Dickens nos mostra uma fórmula básica para criar uma vida extraordinária: viver com intenção. Viver segundo a prioridade. Viver para a produtividade. Quando refletimos sobre essa história, percebemos que Dickens revela o propósito como uma combinação de aonde vamos  e o que é mais importante para nós. Ele sugere que nossa prioridade é aquilo que julgamos ser mais importante, e nossa produtividade vem das atitudes que tomamos. Ele define a vida como uma série de escolhas conectadas, na qual nossas intenções determinam nossas prioridades, e nossas prioridades determinam a produtividade de nossas ações. 

Lembrete 

Descubra seu Grande Motivo. Descubra seu propósito perguntando-se o que o motiva. Qual é a coisa que faz você se levantar pela manhã e que o mantém firme quando está cansado, exausto? Esse é chamado o Grande Motivo. É o que o anima a viver. O motivo pelo qual você faz o que faz. 

Capítulo 15 – Viva com produtividade 

Pessoas produtivas concluem mais atividades, alcançam melhores resultados e ganham muito mais que as demais. Fazem isso porque devotam o máximo de tempo a serem produtivas, tornando a prioridade principal sua ÚNICA Coisa. Situam sua ÚNICA Coisa num bloco de tempo e protegem esses blocos com afinco. Conectam os pontos entre trabalhar consistentemente dentro dos blocos de tempo e os resultados extraordinários que buscam. 

Então, vá até o seu calendário e divida em blocos todo o tempo necessário para concluir sua ÚNICA Coisa. Se é uma atividade momentânea, divida em blocos as horas e os dias adequados. Se for algo regular, divida em blocos o horário adequado do dia de forma que se torne um hábito. O restante – outros projetos, papelada, e-mails, ligações, correspondência, reuniões e tudo mais – tem de esperar. Quando você divide o tempo em blocos dessa maneira, está criando o dia mais produtivo possível, de um modo que pode repetir-se diariamente para o resto da vida. 

Capítulo 16 – Os três compromissos 

Três compromissos com sua ÚNICA Coisa: 

  1. Siga o caminho da maestria. 
  1. Mude de “E” para “P”. 
  1. Viva o ciclo de responsabilização. 

Maestria não e apenas uma palavra qualquer. Ela é crucial no que tange a resultados extraordinários. Pode parecer muito intimidante logo de cara, mas quando você consegue enxergar a maestria como um caminho a seguir em vez de um destino ao qual chegar, ela começa a parecer acessível e conquistável. Muitos entendem que a maestria é um resultado final, mas, em essência, ela é uma forma de pensar, um jeito de agir e uma jornada a vivenciar. 

Mudar de “E” para “P”. Quando saímos da cama, de manhã, e começamos o dia, fazemos isso de dois modos: empreendedor (“E”) ou proposital (“P”). O empreendedor é nossa técnica habitual. É ver algo que queremos fazer ou que precisa ser feito e correr ao encontro dele com entusiasmo, energia e habilidade naturais. Não importa a tarefa, toda habilidade natural tem um limite de realização, um nível de produtividade e sucesso limitado. Mas quando você lida com sua ÚNICA Coisa, qualquer limite de realização deve ser desafiado, e isso requer uma abordagem diferente, a abordagem proposital. 

Um dos jeitos mais rápidos de trazer a responsabilização para a vida é encontrar um parceiro. O senso de responsabilização pode vir de um mentor, de um colega ou, em última instância, de um coach. Não importa o caso, é crucial que você adquira uma relação de responsabilização e dê a seu parceiro licença para falar a verdade. Nesse sentido é melhor buscar um coach do que um amigo ou colega, que se mostram, em geral, mais tolerantes, menos exigentes. 

Capítulo 17 – Os quatro ladrões 

1 – Incapacidade de dizer “não”. Uma coisa é ficar distraído quando você tenta focar; outra, totalmente diferente, é ser impedido antes mesmo de começar. O jeito é proteger aquilo a que você disse sim e manter-se produtivo é dizer não para tudo o que pode tirá-lo do caminho. 

2– Medo do caos. Quando você busca a grandiosidade, o caos certamente vai aparecer. Na verdade, outras áreas da sua vida acabam inevitavelmente vivenciando o caos quando você dedica tempo à sua ÚNICA Coisa. É importante aceitar essa realidade, em vez de lutar contra ela. O diretor Francis Ford Coppola, ganhador do prêmio Oscar, avisa que “tudo o que for construído em larga escala ou com intensa paixão suscitará o caos”. Em outras palavras, acostume-se e supere. 

3 – Maus hábitos de saúde. 

Estes os cuidados para uma pessoa ser mais produtiva:

1. Medite e ore, pela energia espiritual. 

 2. Alimente-se bem, pratique exercícios e durma o suficiente, pela energia física. 

  3. Abrace, beije e ria com aqueles que ama, pela energia emocional. 

  4. Estabeleça objetivos, planeje e use o calendário, pela energia mental. 

  5. Separe um bloco de tempo para sua ÚNICA Coisa, pela energia dos negócios.  

4 – O ambiente não o apoia em seus objetivos. Não deixe que seu ambiente o distraia. O entorno físico importa, assim como as pessoas com quem vive. Ficar num ambiente que não o apoia em seus objetivos é algo corriqueiro, e, infelizmente, um corriqueiro ladrão de produtividade. Como disse certa vez a atriz e comediante Lily Tomlin: “A estrada para o sucesso está sempre em construção”. Então, não se permita ser desviado do caminho para sua ÚNICA Coisa. Construa sua estrada com as pessoas e locais certos.  

Capítulo 18 – A jornada 

Sua jornada em busca de resultados extraordinários será construída, sobretudo com fé. Somente quando tiver fé em seu propósito e em suas prioridades você buscará sua ÚNICA Coisa. E, assim que estiver certo de qual é, terá o poder pessoal necessário para romper a hesitação, pondo-se em ação. Fé leva à ação e quando tomamos atitudes, evitamos justamente o que poderia minar ou desfazer tudo pelo qual trabalhamos: o arrependimento. 

O sucesso é um trabalho interno. Conserte-se e o mundo se consertará junto. Quando você colocar propósito em sua vida, sabe suas prioridades e alcança alta produtividade na prioridade que mais importa a cada dia, sua vida faz sentido e o extraordinário se torna possível. 

Todo sucesso  na vida começa dentro de você. Você sabe o que fazer. Sabe como fazer. O próximo passo é simples. Você é seu primeiro dominó

Questionários 

Vários questionários são postos ao final da obra para agilizar os nossos propósitos e prioridades. A título de exemplo, reproduzimos um atinente ao trabalho:  

  • Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer hoje para completar meu projeto atual antes do prazo…? 
  • Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer este mês para produzir um trabalho melhor…? 
  • Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer antes da próxima avaliação para obter o aumento que desejo…? 
  • Qual é a ÚNICA Coisa que posso fazer todo dia para terminar o trabalho e ainda chegar em casa no horário…? 

Resenha: Rogério H. Jönck

Imagens: Reprodução e Unsplash

Ficha técnica: 

Título: A única coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida 

Título original: The ONE thing: the surprisingly simple truth behind extraordinary results

Autores: Gary Keller e Jay Papasan 

Primeira edição: Figurati (2014)