ESG

Das empresas para o palco: principais lideranças femininas em inovação, ESG e empreendedorismo

Por Monica Miglio Pedrosa

Elas são destaque em suas áreas de atuação, seja como executivas ou em negócios próprios, divulgando suas ideias e visão de mundo como líderes e palestrantes em diversos palcos do Brasil e do exterior. No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o [EXP] selecionou mulheres bem-sucedidas que estão transformando os negócios com inovação, impulsionando o empreendedorismo feminino e inspirando mudanças na sociedade por meio do ESG.

EMPREENDEDORISMO

 

Empresária e empreendedora, Alcione Albanesi deixou a gestão de sua empresa, líder no mercado brasileiro de lâmpadas, para fundar e capitanear uma das maiores instituições sociais do país, a Amigos do Bem. O projeto já impactou milhões e atende hoje mais de 150 mil pessoas no sertão nordestino. Criadora do “Modelo de Desenvolvimento Sustentável”, que gera trabalho, renda e educação para os moradores do sertão, uma das regiões mais carentes do Brasil.

Referência no empreendedorismo feminino e social no país, ganhou diversos prêmios, entre eles Empreendedora Social da Folha de S.Paulo e Empreendedora do Ano da EY. Alcione foi reconhecida como uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg e se tornou a primeira liderança com impacto do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 – Erradicação da Pobreza – do Pacto Global da ONU no Brasil.

 

Ela já impactou a vida de mais de 10 milhões de mulheres à frente da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME, duas organizações sociais que atuam para apoiar as mulheres na geração de renda. Líder da delegação brasileira no W20, grupo de engajamento do G20 que atua para melhorar a condição financeira das mulheres no mundo, ela também é cofundadora da Herd Aceleradora, consultora e conselheira do Instituto Avon, Unimed e Plan Brasil.

Ana Fontes é formada em publicidade e propaganda e relações internacionais. Foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes em 2019, Empreendedora Social da Folha de S.Paulo em 2020 e Empreendedora do Ano da Istoé Dinheiro em 2021. Ana é palestrante TEDx (2016) e já participou de diversos painéis em eventos internacionais, como o Fórum de Direitos Humanos e empresas em Genebra, o Pacto Global/ONU em New York e o Fortune Most Powerful Women, em Washington.

 

Empresária, empreendedora e investidora, Camila Farani é mais conhecida por ser um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil, versão brasileira do reality show americano em que empreendedores apresentam o pitch de seus negócios para investidores do mercado, os “tubarões”. Camila é a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora Anjo no Startup Awards 2016 e 2018 e foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg.

Em 2015 cofundou o grupo Mulheres Investidoras Anjo, de incentivo a mulheres empreendedoras e presidiu o Gávea Angels de 2016 a 2018, além de ser cofundadora da G2 Capital. Formada em direito, Camila fez especializações em empreendedorismo (Babson College), inovação de startups (Stanford) e estratégia de inovação (MIT).

 

Fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki é conhecida como a “dama da hotelaria” no Brasil. A empreendedora nasceu no Japão, mas veio para o Brasil aos seis anos e naturalizou-se brasileira. Casou-se com um empresário japonês, presidente da Aoki Corporation, que atuava nos ramos de construção e hotelaria. Após o marido sofrer um AVC e o grupo Aoki passar por uma crise, todos os negócios foram vendidos. A bandeira Blue Tree foi inaugurada em 1997 por Chieko.

A empresária foi uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com Luiza Helena Trajano e outras lideranças femininas. Ela também é uma das conselheiras do Programa EY Entrepreneurial Winning Women, programa de mentoria para mulheres empreendedoras.

 

Dani Graicar

Daniela Graicar é uma empreendedora nata. Seu primeiro negócio, uma agência de comunicão e PR, foi criado quando ela ainda estava na faculdade de jornalismo, aos 19 anos. Depois, vieram outras sete empresas, nas áreas de conteúdo, eventos, endomarketing, brand PR, mobile education, infoprodutos e social media.  Hoje ela lidera uma equipe de 80 pessoas à frente da agência PROS, além do Movimento Aladas, criado em apoio ao empreendedorismo feminino.

Conselheira da Universidade de Jerusalém, Dani é membro do Comitê de Inovação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), além de embaixadora da aceleradora Merkaz e uma das diretoras do selo WOB – Women on Board. Em 2023 ela levou 130 executivos de diversas empresas para o SXSW (South by Southwest), em uma parceria da PROS com o Experience Club.

 

Farmacêutica de formação, Dani Junco resolveu criar a aceleradora B2Mamy para mães empreendedoras quando estava grávida do filho Lucas, em 2015, e se perguntava se a maternidade poderia inviabilizar seu progresso profissional. A empresa já qualificou mais de 30 mil mulheres para empreender ou se recolocar no mercado após a maternidade e abriu a Casa B2Mamy em 2019, um coworking em Pinheiros, São Paulo, que reúne mulheres em busca de parceria e mentoria para seus negócios.

Em 2021 ela articulou o Female Founders, estudo em parceria com a Distrito e Endeavor, que revelou números do empreendedorismo feminino do país, como a impressionante estatística de que 90% das startups são fundadas exclusivamente por homens. O estudo impulsionou a criação do Female Scale, em cocriação com a Marisa e a Ambev, um programa de aceleração para conectar mulheres empreendedoras ao ecossistema de inovação e tecnologia. TedX speaker, Dani é também mentora de startups, facilitadora do Google Leaders Launchapad e foi eleita como uma das 10 mulheres mais inovadoras do Brasil pela Revista Exame.

 

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano esteve à frente da guinada do seu negócio por meio da inovação, da digitalização e de boas práticas ESG, colocando a varejista entre as maiores do país. A empreendedora atua ainda como conselheira em diferentes instituições, como a Unicef, o Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo.

Luiza é presidente do Grupo Mulheres do Brasil, que estimula a participação feminina no desenvolvimento do país, por meio de políticas públicas e parcerias. O Magazine Luiza foi uma das primeiras empresas a criar um programa de trainees exclusivamente para negros em 2020, o que gerou grande controvérsia e discussões no mercado e na mídia.

 

Formada em psicologia, Maitê Lourenço é fundadora da BlackRocks Startups, hub de inovação que conecta empreendedores negros a capital e oportunidades no ecossistema de startups e que tem como um de seus parceiros o BTG Pactual. No início de 2022 cofundou a YA Ventures, fundo de venture capital que tem como foco o investimento em startups fundadas por empreendedores negros.

Maitê foi uma das 100 empreendedoras latino-americanas da Bloomberg em 2021, é palestrante TEDx, além de speaker em Harvard e no MIT.

 

INOVAÇÃO

Economista, palestrante e especialista em inovação e transformação digital, Amanda Graciano é sócia e Head de Corporate Venture Builder da Fisher Venture Builder. É ainda membro do conselho consultivo do Pacto Global da ONU no Brasil, mentora na B2Mamy, palestrante, TEDx speaker e professora na Fundação Dom Cabral e na Conquer.

No final de 2020 foi a Head of Startups do Cubo Itaú, um dos maiores hubs de inovação e empreendedorismo da América Latina. Membro do Comitê de Gestão do Lide Futuro, do Conselho Consultivo da Wishe Women Capital e do Aladas, plataforma de cursos digitais e conteúdo para mulheres empreendedoras.

 

Fundadora e CEO da startup de educação Mastertech, Camila Achutti é formada pelo IME-USP e uma grande referência na luta por mais mulheres na tecnologia. Foi eleita uma das 100 Líderes do Amanhã e representou o Brasil no St. Gallen Symposium, evento que ocorreu na Suíça em 2018.

Ela é ainda participante do Women20 (W20), iniciativa das Nações Unidas que reúne formadoras de opinião no debate sobre diversidade, inclusão digital e igualdade de gêneros. Conquistou o prêmio Women of Vision 2015, sendo a primeira estudante latina vencedora. Criou o blog Mulheres na Computação e foi palestrante TEDx.

 

Fundadora da Vimer Retail Experience, Camila Salek é considerada uma das principais futuristas e especialista em varejo e relações de consumo. Foi considerada Empreendedora do Ano pelo Winning Women Program da EY em 2017 e é colunista da Harper´s Bazaar Brasil.

Desenvolveu mais de 2.500 projetos para 300 marcas brasileiras dos segmentos de moda, esportes, joias, beleza, bem-estar, decoração e alimentos. Durante a pandemia inovou ao criar LABs de varejo e projetos de transformação phygital para grandes marcas brasileiras. Palestrante, é grande entusiasta do Metaverso como a próxima onda de diferenciação das marcas de moda.

 

Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de empreendedores, Monique Evelle foi considerada uma das 50 profissionais mais criativas do Brasil pela Revista Wired. Autora do livro Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo, Monique é jurada e mentora do Self Made Brasil, reality de empreendedorismo do canal Sony.

Eleita uma das 500 personalidades mais influentes da América Latina pela Bloomberg, é membro do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, do Conselho Consultivo da Reprograma – organização social que empodera mulheres por meio do conhecimento de computação – e do Conselho Consultivo do Consulado Geral dos Estados Unidos. Em 2022 foi selecionada como uma das Líderes do Amanhã pelo St. Galleum Symposium. Consultora de inovação e criatividade já atendeu empresas como Nubank, Natura, Google, UOL e Ambev, entre outras.

 

CEO e fundadora do Movimento Black Money, hub de inovação para a comunidade negra, e do D´Black Bank, fintech para negócios sociais, Nina Silva foi considerada a mulher mais disruptiva do mundo pela Women in Tech Global Awards 2021 e uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes em 2019.

Palestrante, empresária, escritora, mentora de negócios e membro do conselho da Fiesp e da United Way Brasil, é também conselheira do Tribunal de Contas da União. Nina é executiva em tecnologia há mais de 20 anos e especialista em gestão de negócios e transformação digital. 

 

Doutora em Cidades Inteligentes pela PUC-SP, Stella Hiroki é consultora e palestrante sobre inovação urbana. Foi a única representante brasileira a realizar uma palestra no SXSW (South by Southwest) 2019, em Austin, Texas.

Fundadora da consultoria educacional Smart City Talks, ministra palestras e workshops sobre Cidades Inteligentes e gênero a partir de sua experiência internacional em pesquisa sobre o tema em Cingapura e Irlanda. TEDx speaker.

 

ESG

 

Empreendedora social, palestrante, fundadora e CEO da iigual Inclusão e Diversidade, consultoria especializada na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho que já ajudou mais de 20 mil pessoas. Membro do conselho da EqualWeb Brasil, startup de acessibilidade digital, Andreia Schwarz se tornou cadeirante aos 22 anos e hoje é palestrante inspiracional e influenciadora digital.

Já deu mais de 300 palestras e foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg. Ativista da acessibilidade e inclusão, foi a primeira mulher com deficiência a ser eleita LinkedIn Top Voice.

 

Head de ESG da B&Partners.co e CEO e sócia-fundadora da agência de live marketing Nossa Praia, Dilma de Souza Campos tem uma trajetória de vida eclética. Iniciou sua carreira como bailarina, foi atriz, atuou em direção artística, direção de produção e planejamento, passando por grandes agências brasileiras.

Hoje é Conselheira da AMPRO (Associação de Marketing Promocional), da São Paulo Companhia de Danças e da Solum Capital, gestora de private equity. Eleita Winning Women 2016 da EY, Dilma é mentora da Rede Mulher Empreendedora, facilitadora do programa Google Women Will e TEDx speaker. Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura como coautora do livro Publicidade Antirracista.

 

Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia, Grazi Mendes é cofundadora da PONTE, hub de diversidade e inclusão e do cursinho popular Pré-Enem Morro do Papagaio. TEDx speaker, é professora da Fundação Dom Cabral, colunista da revista MIT Sloan Review Brasil e palestrante.

Integrante fundadora da iniciativa Pacto de Promoção da Equidade Racial e do Conselho de Embaixadores da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

 

Cofundadora do Conselheira 101, programa que promove a inclusão de mulheres negras em conselhos de administração, Jandaraci Araujo é executiva da área financeira, com atuação em sustentabilidade. Foi subsecretária de Empreendedorismo Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo e Diretora Executiva do Banco do Povo Paulista, além de CFO da 99jobs.

Jandaraci integra o conselho do Capitalismo Consciente, da WCD Brasil (Women Corporate Directors), do Instituto Inhotim e do Future Carbon Group. Palestrante, é coautora de dois livros, Mulheres nas Finanças e Mentores e suas histórias.

 

Lisiane Lemos foi gestora de diversidade e inclusão no Google para América Latina e é especialista em novas tecnologias como ferramenta de inclusão de populações subrepresentadas no mercado corporativo. Para isso, cocriou iniciativas como a Rede de Profissionais Negros, o Comitê de Igualdade Racial no grupo Mulheres do Brasil e o Conselheira 101.

Atua como mentora no programa de startups Google Black Funders Fund, é professora no MBA de Tecnologia para Negócios da PUC-RS, palestrante e TEDx speaker. No início deste ano assumiu a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Paula Harraca foi a primeira mulher a assumir a diretoria do negócio de aços longos da ArcelorMittal na América Latina, tornando-se depois CHRO e Chief Future Officer do grupo. Autora do livro O Poder Transformador do ESG: como alinhar lucro e propósito, publicado em 2022, é palestrante e executiva referência em ESG.

Atualmente é conselheira da Fundação Dom Cabral, mentora executiva e professora no MBA da USP. Criou os “7 Cs da Competitividade Consciente”, um modelo holístico que oferece direcionadores estratégicos para gestores que desejam se diferenciar em um mercado em profunda transformação.

 

Rachel Maia iniciou sua trajetória profissional no mercado corporativo, alcançando posições como CFO na Tiffany Brazil, General Director na Pandora e CEO na Lacoste. Foi a primeira mulher negra a ocupar um cargo de CEO no Brasil. Em 2001 lançou um livro autobiográfico intitulado Meu caminho até a cadeira número 1.

Hoje atua como consultora em diversidade, equidade e inclusão e é conselheira administrativa da Vale, Banco do Brasil e CVC. Foi presidente do Conselho da Unicef no período de 2020-2021 e atualmente é membro do conselho consultivo. Em 2017, idealizou a ONG Capacita-me, que atua nos pilares de educação e empregabilidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Uma resposta para “Das empresas para o palco: principais lideranças femininas em inovação, ESG e empreendedorismo”

Deixe um comentário

Artigos Relacionados