Sem categoria

Dez hábitos que roubam a sua produtividade

Mensagens no Whatsapp, notificações nas redes sociais, emails urgentes para responder, arquivos para enviar, planilhas e relatórios para entregar até o final da semana, reunião de equipe e no cliente.

E tem ainda um novo restaurante para conhecer, um filme super “bombado” para ver no cinema e o presente para comprar da festinha de aniversário do sobrinho.

São tantas coisas para fazer em tão pouco tempo que parece que as 24 horas do dia que estavam aqui simplesmente sumiram.

Falar de falta de tempo é chavão corporativo, mas alguns hábitos no dia a dia roubam ainda mais nossa produtividade e pioram a qualidade de vida.

“Ter um dia muito atarefado pode não indicar alta produtividade, mas, sim, uma falta de organização e o acúmulo de demandas”. [autor]Carla Carvalho, Assessora de Carreira da Catho.[/autor]

Para a especialista, é preciso compreender se o dia do colaborador está cheio por assumir mais atividades ou por realmente não conseguir se organizar com as suas tarefas cotidianas.

Veja se você está seguindo algum desses 10 hábitos que realmente o tornam MENOS produtivo. E mude o quanto antes.

1- Não planeje sua semana

Não saber o que vai acontecer nos próximos dias é uma armadilha. Antes de começar a semana, pare um momento para programar as maiores prioridades. Não se trata de fazer mais coisas, mas de fazer as coisas certas. “Um dos motivos de não sermos tão produtivos é agirmos de forma reativa na maior parte do tempo, ou seja, ficamos freneticamente apenas respondendo aos estímulos e demandas urgentes que nos chegam, sem necessariamente parar para pensar”, ensina Carla.

2- Deixe as notificações automáticas sempre ativadas

Toda vez que um alerta aparece na tela do computador ou celular queremos ler para saber do que ser trata. Vale desligar todas as notificações automáticas possíveis. Isso o ajudará a ser mais protagonista do uso do seu tempo e menos a vítima que só reage a tudo que lhe chega. “Muitas vezes não é muito importante e só serviu para nos distrair”, conta Carla.

3- Não use uma ferramenta de agenda e nem se familiarize com ela

Usar uma ferramenta que seja eficaz para programar seus compromissos e suas tarefas é importante para que suas atividades estejam todas em um único lugar. “Quando você for planejar a execução delas, não corre o risco de priorizar as atividades erradas por não estar olhando o todo”, analisa Carla.

4- Maximize tudo que rouba o seu tempo

Observe (e se possível, anote) tudo aquilo que rouba seu tempo durante uma semana. Você ficará impressionado com a quantidade de coisas que desempenham esse papel. Por exemplo: em geral perdemos muito tempo pensando sobre o que temos que fazer, isso é um tempo precioso que, além de desperdiçado, aumenta o estresse. “Ao invés disso, podemos ter uma agenda e lista de tarefas bem claras”.

5- Não recarregue as energias

Produtividade tem tudo a ver com nossa capacidade de pensar e sermos criativos. Sendo assim, é fundamental cuidar da nossa energia física e mental. Atividades de lazer que motivam, relacionamentos e interações significativas e fazer pausas durante o dia, são alguns dos exemplos que contribuem com essa recarga energética.

6- Não busque inspiração

Um dos fatores que mais contribuem para aumentar nossa motivação e desempenho é encontrar um sentido naquilo que estamos fazendo, não importa quão grande ou simples for a atividade. “Procure encontrar um propósito em tudo o que fizer”, reforça Carla.

7- Não delegue funções