Guerra deve agravar escassez de chips
Além da tragédia humana, a guerra na Ucrânia vem trazendo também uma série de consequências econômicas. E uma delas pode ser o agravamento da falta de chips para computadores, smartphones e outros eletrônicos, que se estende desde os primeiros meses da pandemia.
O país europeu não tem minas de silício nem fábricas de semicondutores. Porém, como informa a Wired, a Ucrânia é responsável por cerca da metade da produção de gás neônio do mundo. O neônio é uma das fontes de energia para feixes de laser, usados para gravar os padrões microscópicos dos chips.
Desde a invasão da Crimeia, em 2014, as empresas do setor começaram a procurar alternativas ao neônio, a fim de mitigar riscos futuros. Porém, a dependência do material ainda é grande. À Wired, um especialista de mercado afirmou que cerca de 90% de todo o gás neônio usado na indústria de semicondutores dos EUA é importado da Rússia ou da Ucrânia.
De acordo com a publicação, os governos dos EUA e do Japão já começaram a pressionar as empresas para encontrar fornecedores alternativos ou materiais substitutos para o neônio em suas fábricas. Isso, porém, não será fácil.
“A demanda por chips é tão alta que a cadeia de produção já estava pressionada ao máximo mesmo antes da guerra. Não existe, pelo menos entre os países do Ocidente, uma quantidade sobrando deste gás”, disse à Wired a analista de mercado Lita Shon-Roy, CEO da consultoria de supply chain TechCET.
Você só vê na [EXP]
“Startups perdem ao não ver o governo como um cliente em potencial”
Segundo Guilherme Dominguez, o CEO do hub de aceleração BrazilLab, sustentabilidade, educação, saúde, segurança da informação, otimização de processos e compras públicas são os setores com as maiores oportunidades para govtechs
QuintoAndar compra Noknox
Uma das startups mais conhecidas do setor de imóveis, o QuintoAndar está expandindo suas operações com a aquisição da Noknox, por valor não divulgado.
Criada em 2018, a Noknox tem uma plataforma que conecta moradores a síndicos, porteiros e prestadores de serviços dos prédios por meio de um aplicativo no celular. O app avisa se uma encomenda chegou, controla o acesso de visitantes, distribui comunicados, administra a reserva de espaços comuns do prédio e também registra ocorrências, entre outras funções. O aplicativo tem custo mensal de R$ 2,99 por apartamento na versão mais completa, cobrado mensalmente no condomínio.
De acordo com André Penha, CTO do QuintoAndar, a empresa estudou soluções similares e até pensou em desenvolver uma internamente, mas fechou com a Noknox devido à qualidade de plataforma. As duas empresas vão funcionar separadamente.
“Por enquanto, acreditamos que o mais eficiente é deixar essa empresa independente, porque gostamos da gestão deles. Eles entendem de tecnologia e fizeram o melhor produto”, disse André. No longo prazo, o QuintoAndar deverá integrar a Noknox, por conta das sinergias tecnológicas.
Fique ligado
Fórmula confidencial – Uber usará ‘algoritmo secreto’ para determinar valor de corridas em algumas cidades dos EUA
O adeus do astronauta – Ministro Marcos Pontes confirma que deixará o governo no fim de março
Brincadeira perigosa – Estados americanos investigam TikTok por sugerir conteúdo inadequado para crianças
Expansão pós-IPO – Dotz negocia a compra da Noverde para entrar no mercado de crédito
Vídeos exclusivos da [EXP]
Já pensou em ser sócio de sua música preferida?
A Phonogram.me pretende transformar a indústria cultural com a comercialização de obras musicais usando NFTs (non-fungible tokens). Janara Lopes, sócia-fundadora da empresa, fala sobre os planos para o negócio
Happy hour
Elo – Ex-Neon e XP, Eduardo Merighi é o novo CTO da companhia
Gostou da nossa news?
Espalhe! É fácil de assinar e seus colegas e amigos podem acompanhar também.
É só clicar aqui e deixar seu e-mail.
Veja mais: Temos um canal de vídeo e newsletters com conteúdos exclusivos para assinantes.
Associe-se aqui.
Como estamos trabalhando? É sempre bom saber o que nossos leitores estão achando. Adoraríamos escutar suas impressões, críticas e sugestões à nossa newsletter e aos nossos produtos. Basta nos enviar um e-mail: experienceclub@experienceclub.com.br.
Curadoria e edição: André Cardozo
- Aumentar
- Diminuir
- Compartilhar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.