Gestão

O agora e o futuro: como conciliar?

Ricardo Natale

 

O presente sempre nos toma muito tempo. A rotina é frenética e muitas vezes chegamos ao fim do dia com a sensação de que, apesar das muitas reuniões e decisões importantes tomadas, o tempo não foi suficiente e a lista de pendências continua exigindo mais. Quando, então, pensar sobre o futuro? Planejar não apenas os próximos passos, mas os próximos anos? É um desafio, mas sem dúvida é fundamental abrir este tempo na agenda.

Para mim, essa foi uma das principais reflexões ao fim ao fim do Retail Experience, evento que realizamos na sexta-feira passada em conjunto com Camila Salek, da Vimer, grande especialista em futuro do varejo. A necessidade de inovar sempre, surpreender o consumidor, oferecer uma experiência que transita naturalmente do online para o mundo físico e impacta a percepção de marca é o que mantém a relevância de companhias longevas e alimenta o crescimento mesmo em momentos desafiadores do mercado, como o atual.

Daniel Mazini, country manager da Amazon no Brasil, encerrou a imersão – que reuniu executivos das empresas mais importante do setor no palco e um público seleto de 120 CEOs e VPs de grandes companhias brasileiras – contando a estratégia da gigante mundial do varejo para se manter sempre inovadora, liderando o mercado. “Estamos sempre buscando coisa para dar resultados daqui a três anos. Isso é muito importante, porque o cliente muda os hábitos, cansa da marca”, disse Daniel. “O varejo é complexo, tem margens pequenas, mas temos que separar esse momento para inovar. No planejamento do ano que vem dedicamos 2/3 do tempo para pensar três anos à frente”, afirmou.

Os cases apresentados pelos nossos convidados apontam as tendências: um varejo mais humanizado, sensorial, interessado em oferecer ao cliente uma experiência com a marca, e não apenas a satisfação de uma necessidade de compra. A tecnologia como ferramenta para reduzir a fricção e melhorar a experiência do consumidor. Vender histórias, não apenas produtos.

E o omnichannel, que há alguns anos podia significar a integração entre online e loja física, hoje é muito mais que isso, como mostram vários exemplos tanto de empresas brasileiras quanto cases trazidos de outros mercados. Exige tecnologia avançada para reduzir e manter um estoque sempre disponível e entregue no menor prazo possível e inovações que podem incluir um vestuário climatizado para o tipo de ambiente onde a roupa será usada, uma aula de maquiagem ou de cuidados com a pele ou mesmo uma degustação de chocolates.

Um evento que foi uma verdadeira aula, um mergulho profundo no setor, e trouxe muitas reflexões.

E você, está planejando três anos para a frente? Ou só está tendo olhos para o agora?

Carta do CEO

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