Tecnologia

O CIO não cuida só da tecnologia, ele pode reinventar o negócio

Ricardo Natale

O que um líder de tecnologia precisa saber? Quais são os desafios deste profissional que é cada vez mais exigido e que está no centro das transformações que vem afetando não apenas as empresas, mas todos os aspectos da nossa vida?

Assim como o CMO hoje em dia deve ir além do marketing e cuidar do business como um todo e a liderança de RH deve ser a pessoa da estratégia e da cultura, pela primeira vez liderando cinco gerações na empresa – Boomers, X, Millenial, Z e agora Alpha –, o CIO é provavelmente o mais pressionado entre os líderes C-Level e suas atribuições vão além da tecnologia em si.

Liderar a área de tecnologia significa estar sempre muito atualizado sobre as inovações, que no digital aparecem num ritmo muito acelerado, olhar a cyber segurança, zelar pela governança da tecnologia, cuidar do ambiente digital da empresa como um todo e, acima de tudo, escrutinar os desafios e oportunidades a partir da Inteligência Artificial.

IA é o tema do momento e é enorme o potencial que ela tem de transformar modos de produção, criar ou destruir vantagens competitivas, aumentar ou reduzir produtividade e criar ou tornar obsoletos modelos de negócios existentes.

E esta é mais uma pauta para o líder de tecnologia. Praticamente todas as empresas terão que olhar para dentro e perguntar: de que maneira a IA vai impactar o que eu faço?

Negócios inteiros serão transformados, numa velocidade realmente nunca vista. E isso vale não apenas para empresas tradicionais, mas também para as que já surgiram na economia digital. Na semana passada, o fundador do iFood, Fabricio Bloisi, disse que a companhia precisa estar pronta para reconstruir todo o negócio nos próximos anos ou perderá espaço. E olha que o iFood investe muito em inovação, já há muito tempo, e já fez essa transformação/ampliação do modelo algumas vezes.

Foi pensando neste desafio dos CIOs e CTOs que eu fiz a curadoria do Tech Experience, evento que iremos realizar no dia 24 deste mês, com a presença de 120 VPs e diretores de Tecnologia de grandes empresas do mercado.

Iremos falar de identidade digital com Yasodara Cordova, da Unico IdTech; da queda do líder super-herói com Roni Cunha Bueno, Founder da Organica; de cyber segurança com Anderson Ramos, CEO da Flipside; e teremos líderes de três grandes empresas para discutir os desafios do digital cross: Renata Marques, CIO Latam da Natura, Denise Inaba, CIO da Vivo e Igor Freitas, VP de Tecnologia da Cogna.

Uma seleção escolhida com muito critério, com empresas que estão realizando coisas muito inovadoras e podem inspirar todo o mercado.

Carta do CEO
  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar