Newsletters

Os planos pós-Softbank de Marcelo Claure

Após uma polêmica despedida do Softbank, o boliviano Marcelo Claure revelou em entrevista à Bloomberg Linea quais serão seus próximos passos no cenário do empreendedorismo da América Latina. Claure, responsável por montar o bilionário fundo de investimento do Softbank para o continente, pretende continuar a atuar no mercado por meio de seu family office.

“Não tenho permissão para criar meu próprio fundo no momento, por conta de acordos de concorrência. Mas posso investir usando meu próprio family office e nas próximas semanas teremos anúncios de várias centenas de milhões de dólares”, diz Claure. 

Na entrevista, Claure disse ainda estar otimista com as possibilidades da América Latina, mesmo com o cenário macroeconômico atual. “A AL tem muito vento a favor, como o preço das commodities. Elas terão um papel fundamental no futuro, especialmente por causa da situação geopolítica. Além disso, esta mesma situação geopolítica obrigou muitas empresas a repensar sua cadeia de suprimentos e procurar parceiros com menor risco. Em terceiro lugar, a América Latina está atrasada na inovação tecnológica. Portanto, embora tenhamos tido alguns resultados fantásticos nos últimos três anos, estamos vindo de trás, então há muito investimento e inovação pela frente”, detalha Claure.

Sobre a recente queda de investimentos em startups, Claure se mostra pouco preocupado. “Há muita inovação acontecendo e isso vai continuar. Nenhuma crise financeira pode parar isso. A única coisa que vai mudar é que será mais difícil para empresas que não têm um caminho claro para a lucratividade crescerem com os valuations que levantaram no passado. Esta é a única diferença”, analisa.

Voltz leva IA para motos

Tesla, Google e outras grandes empresas de tecnologia estão trazendo cada vez mais tecnologia para os carros. Mas e as motos? No Brasil, quem está de olho neste mercado é a Voltz, startup pernambucana que em breve vai inaugurar sua fábrica de motos elétricas em Manaus e tem projetos avançados para embarcar IA em seus veículos

“A Tesla busca ter um carro autônomo. Nosso foco é tornar a moto um veículo mais seguro. Na contramão dos carros, onde as aplicações embarcadas avançaram bastante, nas motos elas ainda são as mesmas de 40 anos atrás”, diz ao Neofeed Renato Villar, fundador da Voltz.

A startup começou a desenvolver há três meses um pacote de sistemas que reúne câmeras, sensores, algoritmos de IA e machine learning para “reconhecer” trajetos e fazer uma série de alertas por meio dos painéis das motocicletas.

O sistema monitora, por exemplo, a velocidade máxima permitida e os buracos existentes em uma determinada rua, ou mesmo os obstáculos e sinais fechados à frente. A expectativa é apresentar essas tecnologias nas novas linhas que serão lançadas no início de 2023.

Para Villar, não há limites para novas aplicações. Isso se estende à possibilidade de ofertar, no médio prazo, seguros baseados nos dados coletados pela plataforma, que também inclui recursos de rastreabilidade e monitoramento remoto. “Hoje, apenas 5% das motos no Brasil têm seguro”, diz.

Você só vê na [EXP]

Previsivelmente irracional

Um estudo sobre as forças invisíveis que levam as pessoas a tomarem decisões erradas na vida e nos negócios, segundo um dos autores de livros sobre psicologia e economia comportamental mais vendidos nos EUA

Instagram começa a testar NFTs

Recentemente comentamos por aqui o anúncio de que o Instagram iria ganhar suporte para NFTs em breve. Ontem, a Meta anunciou que o recurso começará a ser testado nesta semana com um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos. 

“Estamos começando a desenvolver funcionalidades com NFTs não só em nosso metaverso e no Reality Labs, mas em toda a nossa classe de aplicativos. Começamos a testar os tokens no Instagram para que criadores e colecionadores possam mostrar seus NFTs”, anunciou Mark Zuckerberg.

Inicialmente não será possível gerar NFTs a partir de fotos, vídeos ou outros conteúdos criados nativamente no Instagram. O recurso permitirá apenas que os usuários compartilhem NFTs já adquiridos em outras plataformas, como as redes Ethereum e Solana. A lista oficial de redes compatíveis ainda não foi anunciada. 

Vídeos exclusivos da [EXP]

A aceleração do marketing de incentivo com IA

A Inteligência Artificial também chegou ao mercado de ativação. O especialista Cristiano Miano, do Grupo Digi, conta como a tecnologia está mudando o marketing de incentivo

Fique ligado

Voando alto – Decolar compra Viajanet por US$ 15 milhões

Final infeliz – Em fase difícil, Netflix demite equipe do site de conteúdo Tudum

Assunto complexo – EUA debatem cobrança de impostos de NFTs

A gente já sabia, né? – Home office é mais comum para quem tem renda alta, aponta pesquisa da Loft

Happy Hour

Trybe – Ex-Terra e IBM, Carlos Sena é o novo VP de engenharia da edtech

Gostou da nossa news?

Espalhe! É fácil de assinar e seus colegas e amigos podem acompanhar também.

É só clicar aqui e deixar seu e-mail.

Veja mais: Temos um canal de vídeo e newsletters com conteúdos exclusivos para assinantes.

Assine aqui.

Como estamos trabalhando? É sempre bom saber o que nossos leitores estão achando. Adoraríamos escutar suas impressões, críticas e sugestões à nossa newsletter e aos nossos produtos. Basta nos enviar um e-mail: exp@expnew.net.

Curadoria e edição: 

Editor-chefe: Dubes Sônego

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário