Sua marca no palco do SXSW, o maior festival de inovação do mundo

Estar no South by Southwest (SXSW) é o desejo de muitas marcas brasileiras que querem ganhar projeção global e conquistar a chancela de inovação de um dos maiores festivais de tecnologia e cultura do mundo. Ao mesmo tempo, muitas empresas acreditam que chegar a esse palco é quase impossível. É aí que o conhecimento do processo e do festival pode fazer toda a diferença: “A PROS nos ajudou desde o mapeamento da temática mais adequada ao contexto do evento, até a concepção do material, apresentação e reverberação da palestra pós-evento”, resume Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário, que foi palestrante do SXSW deste ano.
Daniela Graicar, CEO da Agência PROS, reforça que o SXSW é um espaço de diálogo com uma audiência global exigente, e que as marcas precisam ser estratégicas para conquistar esse lugar. “O erro mais comum é querer usar o palco do SXSW para falar apenas de produtos ou do negócio em si. O festival valoriza narrativas que se conectam com tendências culturais, tecnológicas e sociais mais amplas, capazes de dialogar com públicos diversos e provocar reflexões”, explica a executiva que, ao lado de Ricardo Natale, CEO do Experience Club, está à frente da missão [EXP + PROS], que, desde 2023, leva um grupo de cerca de 110 executivos de empresas brasileiras ao festival todos os anos.

A definição adequada do tema é um dos pilares críticos para o sucesso na seleção. Nos últimos anos, a PROS já apoiou marcas brasileiras de diferentes setores a ocuparem esse espaço de destaque no SXSW. Em 2024, Renata Gomide, subiu ao palco ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, para apresentar a palestra “Beleza 2030: as 4 tendências que redefinem o futuro da longevidade”, trazendo uma reflexão sobre como o envelhecimento da população redefine padrões de beleza e autoestima.
Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, foi o primeiro representante de uma organização brasileira de saúde a palestrar no SXSW, em 2023, com o tema “5 maneiras pelas quais a tecnologia pode promover cuidados de saúde mais equitativos”. No setor de seguros, Bruno Garfinkel, presidente do conselho do Grupo Porto Seguro, apresentou a palestra “Caos Climático: risco ou oportunidade” em 2023, compartilhando exemplos de soluções audaciosas de resgate e proteção criadas pela companhia para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Já Yasodara Cordova, então Principal Privacy Researcher da IDTech Unico, levou a discussão sobre privacidade e inteligência artificial para os palcos do festival em 2023, com o tema “Privacidade e IA: retomando o controle dos nossos dados”, que aponta caminhos para devolver às pessoas o controle sobre suas informações em um mundo cada vez mais movido a dados.
Além de apoiar na escolha do tema mais aderente a cada edição do SXSW, a PROS acompanha as marcas durante e após a seleção. Esse suporte inclui a condução de toda a parte burocrática com o festival e a preparação da defesa da proposta. No palco, a agência auxilia na construção do material a ser apresentado e, depois do evento, amplifica o alcance desta participação por meio de um plano de divulgação.
Quer uma oportunidade para levar a inovação brasileira ao maior festival de inovação do mundo? Clique aqui e entre em contato com a Agência PROS.
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