ESG

“Ter pessoas no centro do negócio é ter a diversidade e a inclusão como prioridades”

Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados

Monica Miglio Pedrosa

O cenário corporativo global vive um momento de redefinição quando o assunto é diversidade e inclusão. Enquanto nos Estados Unidos as principais big techs e diversas marcas globais como Meta, Amazon, Google, Boeing, McDonald’s, Accenture, Deloitte e Disney se posicionaram publicamente a favor das diretrizes do presidente norte-americano Donald Trump, que pressiona as empresas a abandonarem suas políticas de diversidade, no Brasil parte do mercado corporativo reage e se posiciona de forma favorável à continuidade do movimento [leia aqui a reportagem sobre o tema].

Um exemplo notável é a rede de fast food McDonald’s. Se, nos Estados Unidos, a companhia anunciou mudanças significativas, incluindo o fim de metas de diversidade para cargos de liderança sênior e cancelando iniciativas voltadas à inclusão de minorias na cadeia de fornecedores, no Brasil o posicionamento é de continuidade das políticas. Em entrevista à [EXP], Rogerio Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s na América Latina e Caribe, reforça que não há planos para retroceder no tema, pelo contrário.

“O McDonald’s Brasil é uma empresa feita de pessoas para pessoas. Temos uma estratégia consistente de negócio que continuará dialogando com os desafios da nossa sociedade, como a geração de empregos para os jovens e D&I”, afirma. Com sua consistente política de diversidade, a companhia tem, atualmente, 41% de líderes negros, 53% de mulheres em posição de liderança e 23% de colaboradores que se declaram LGBTI+. Confira, a seguir, sua estratégia de atuação no país em relação à gestão de pessoas.

[EXP] Desde o início do ano, diversas empresas têm vindo a público anunciar a redução ou término de suas políticas de diversidade nos Estados Unidos e o McDonald’s foi uma delas. Qual é o posicionamento da empresa no Brasil?

[Rogerio Barreira] Nós, da Arcos Dorados, companhia que opera a marca McDonald’s no Brasil e em mais 19 países da América Latina e Caribe, continuamos comprometidos com a promoção de equipes diversas e um ambiente de trabalho que estimule o respeito e a participação de todas as pessoas. Por isso, as nossas políticas de diversidade e inclusão seguem inalteradas no Brasil.

Temos como compromisso trabalhar todos os dias para impactar positivamente as comunidades onde atuamos e, com isso, ser uma parte ativa da solução dos desafios da sociedade. Lideramos uma série de iniciativas no âmbito social por meio da Receita do Futuro, nossa estratégia de ESG, que traz como um de seus pilares prioritários a Diversidade & Inclusão. Além disso, a inclusão também faz parte dos princípios da nossa cultura organizacional. Como forma de priorizar a pauta dentro da empresa, mudamos o nome da área de Recursos Humanos para Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão, colocando o tema como fio condutor das decisões, processos e prioridades da área e da companhia como um todo. Para estimular a participação coletiva nesta jornada, contamos ainda com um Comitê de Diversidade & Inclusão, formado por colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos que promove workshops, reuniões e implementa ações que incentivam e acolhem a diversidade em nosso dia a dia.

[EXP] Quais são hoje as estatísticas de líderes mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ no quadro do McDonald´s Brasil?

[Rogerio Barreira] Como reflexo do nosso compromisso e consistência na busca por uma sociedade mais justa e igualitária, temos avançado significativamente na promoção da Diversidade & Inclusão no Brasil. Em relação à pauta racial, hoje, 63% dos nossos colaboradores se identificam como pretos ou pardos e 41% das nossas lideranças são pessoas negras, um crescimento de 12 pontos percentuais nos últimos quatro anos. Quando analisamos a questão de gênero, as mulheres são a maioria no nosso quadro de colaboradores (57%) e na liderança (53%) e recentemente nos tornamos parte do Movimento Mulher 360, em linha com o nosso compromisso de avançar na busca pela equidade.

Além disso, a Arcos Dorados é Signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e cerca de 9 mil funcionários e funcionárias se declaram LGBTI+, o que representa 23% do total de colaboradores, sendo que conta com mais de 850 pessoas trans (2,4% do total).  Empregamos ainda cerca de 2 mil pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência em todo o Brasil, sendo 72% com deficiência intelectual. Para se ter uma ideia, 70% deles nunca tinham encontrado uma oportunidade formal de emprego antes do McDonald’s.

[EXP] A companhia trabalha com metas de diversidade em posições de liderança?

[Rogerio Barreira] Como empresa signatária do Mover, movimento pela equidade racial, superamos a meta de criar 127 posições adicionais de liderança até 2030, alcançando 157 lideranças negras em outubro de 2024. Temos muito orgulho de ser a empresa que mais certificou colaboradores em letramento racial, conscientizando mais de 21 mil funcionários sobre a jornada antirracista e 5.470 lideranças. Além disso, recentemente, nos tornamos signatários do Movimento Mulher 360. Temos 53% de mulheres em cargos de alta liderança no Brasil, já cumprimos a meta traçada pelo movimento Elas Lideram, da ONU, que prevê 30% de mulheres na alta liderança nas empresas para este ano e 50% para 2030.

[EXP] O McDonald’s tem uma loja, em São Paulo, que usou 60 protocolos de boas práticas em sustentabilidade ambiental. Quais são os planos do McDonald´s Brasil em expandir esse modelo de loja no país?

[Rogerio Barreira] Assim como o bem-estar das pessoas, o cuidado com o meio ambiente também recebe atenção especial na Arcos Dorados. Temos como compromisso cuidar da sustentabilidade da nossa cadeia e de cada detalhe da operação dos nossos restaurantes. Além disso, queremos cada vez mais conectar nossos clientes às nossas iniciativas socioambientais, por isso, inauguramos essa unidade com o intuito de tangibilizar nossos compromissos e convidar as pessoas que frequentam nossos restaurantes a fazerem parte desse movimento conosco. Nosso foco é continuar avançando na sustentabilidade das nossas operações e isso passa pelo McDonald’s da Av. Bernardino de Campos (SP). Por ser a unidade mais sustentável da América Latina, esse projeto foi pioneiro e envolveu o engajamento de uma grande cadeia de parceiros, fornecedores, processos de inovação, estudos, aprendizados, de forma que muitas das iniciativas implementadas já são escalonáveis para os nossos outros restaurantes. Das 60 iniciativas, 43 já estão em fase de implementação em outros restaurantes, aumentando a escala do impacto positivo sobre a comunidade e o meio ambiente.  Além disso, todos os novos restaurantes e remodelações já contavam com, pelo menos, 25 medidas mandatórias que reduzem o nosso impacto.

[EXP] As novas gerações valorizam marcas transparentes e preocupadas com valores alinhados com ESG e diversidade, mesmo movimento que está sendo cada vez mais exigido pelos consumidores. Na sua opinião, que impactos essas marcas globais, que têm anunciado o abandono de políticas de diversidade, podem sofrer no longo prazo?

[Rogerio Barreira] Ainda é cedo para dizer e sabemos que o sucesso de uma marca é resultado de uma combinação de fatores, mas é de conhecimento geral o quanto a diversidade corrobora para um clima organizacional mais saudável. Analisando o McDonald’s no Brasil, somos uma empresa feita de pessoas para pessoas. Posso afirmar que, ao longo dos anos, estabelecemos uma relação de confiança com os nossos clientes e temos uma estratégia consistente de negócio que continuará dialogando com os desafios da nossa sociedade, como a geração de empregos para os jovens e D&I. Quando temos pessoas no centro do negócio é inevitável também ter a diversidade e a inclusão como prioridades.

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