Vida longa e saudável vira plataforma de marketing de seguros

Vida longa e saudável vira plataforma de marketing de seguros

Bradesco Seguros lança Dia da Longevidade com hub para se comunicar com um dos países que envelhece mais rápido no mundo.

Publicado em 1 de outubro de 2019

Basta procurar no Waze a Praça Oswaldo Cruz, em São Paulo, para receber no aplicativo uma mensagem da Bradesco Seguros avisando que 01 de outubro é o Dia da Longevidade. A data, que de fato comemora o Dia do Idoso, virou estratégia de marketing da companhia para destacar mais uma iniciativa da Plataforma Viva a Longevidade, com ações voltadas para aumento de expectativa e qualidade de vida. A praça paulistana recebeu durante o dia diversas ativações, como um truck com ações de saúde, como exames de bioimpedância, medição de pressão e de glicemia, e a presença do ex-velocista olímpico Robson Caetano, embaixador da plataforma.

Cada vez mais o tema Longevidade ganha relevância no país, que é hoje um dos lugares que mais rapidamente envelhecem no mundo.

Segundo projeções do IBGE, nos próximos dez anos o Brasil terá mais um milhão de idosos a cada ano. Chegará a 2060 com 73,5 milhões de pessoas acima de 60 anos.

A estimativa equivale a um terço de uma população estimada em 218 milhões de habitantes. Como a expectativa de vida ao nascer já alcança 76,2 anos, contra 45,5 em 1940, a projeção aponta que, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.

“Longevidade é o nosso discurso e diferencial. O perfil de nossos segurados são pessoas que têm a visão da necessidade de se cuidar”, conta Ana Claudia Gonzalez, superintendente de marketing da Bradesco Seguros, referindo-se a 52 milhões de segurados, participantes de planos de previdência e clientes de capitalização. No primeiro semestre de 2019, a companhia apresentou lucro líquido de R$ 3,65 bilhões, evolução de 16% em relação ao registrado no mesmo período de 2018.

Ensinar e difundir hábitos saudáveis para a população que quer chegar com qualidade de vida à terceira idade começou a ter relevância na companhia em 2006, com o desenvolvimento de ações baseadas em quatro pilares: bem-estar, conhecimento, convivência e finanças. A última iniciativa foi o podcast “Comece Agora”, lançado em agosto no Spotify e SoundCloud, e que traz entrevistas com três especialistas convidados da Bradesco Seguros: o atleta Robson Caetano e as jornalistas Marcia Peltier e Mara Luquet.

A seguradora promove ainda o Fórum da Longevidade, que chega a 14ª edição em novembro; o Prêmio da Longevidade, que bateu recorde de inscrições de reportagens na 9ª edição; e o circuito de corridas e caminhada, que já reuniu quase 500 mil participantes, desde 2007.

Cérebro saudável

O evento Diálogos da Longevidade teve o quarto encontro neste Dia do Idoso – ou Dia da Longevidade – na Escola Britânica de Artes Criativas, em São Paulo. Em 1º de Outubro de 2003 entrou em vigor no país o Estatuto do Idoso. O encontro reuniu profissionais para debater assuntos ligados ao tema, como a especialista em Neurociência e Comportamento do Hospital Abert Einstein, Elisa Harumi Kozasa; e o nutricionista Daniel Cady, que deu dicas de alimentação.

A médica falou sobre os benefícios da ioga e da meditação para o envelhecimento saudável do cérebro. Também destacou os 6 pilares do cérebro saudável, de acordo com estudo da Cleveland Clinic. São eles: exercícios físicos, dieta mediterrânea, manter os estudos, viver em comunidade, dormir e meditar. “A longevidade saudável começa agora, com boas escolhas”, comentou a dra. Elisa.

Texto: Andrea Martins

Imagens: Unsplash