App brasileiro leva comida do campo ao prato dos consumidores

App brasileiro leva comida do campo ao prato dos consumidores

duLocal oferece cardápio feito com alimentos colhidos no dia, direto do produtor.

Publicado em 10 de dezembro de 2019

Criar um modelo de negócio que gere impacto positivo em toda a cadeia de produção de alimentos e com grande potencial de crescimento. Esse era o sonho do engenheiro ambiental Felipe Gasko que se tornou realidade com o lançamento do duLocal, app de entrega de refeições orgânicas lançado no final do ano passado, em São Carlos (SP), e que iniciou operações na capital paulista em 2019 desde março. Apesar do pouco tempo no mercado, os planos de expansão são ambiciosos e até seu lançamento nos EUA e Europa já está no radar da startup.

Ainda no curso de graduação na USP, Gasko se inquietava com o dado de que a população consome 50% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor ao longo de um ano. Esse cenário serviu de base para desenvolver o conceito do novo negócio, que visa gerar impacto ambiental e social positivo ao privilegiar produtores de alimentos orgânicos e cozinheiras independentes da periferia na cadeia de produção. O cardápio oferecido no app depende do que é colhido no próprio dia, outro diferencial no mercado, já que os produtos chegam frescos e saudáveis aos consumidores.

“Em apenas um mês de operação em São Paulo, já passamos a utilizar cerca de 1 tonelada de alimentos. Nosso objetivo é elevar esse numero para cerca de 10 toneladas mensais”, comenta o empreendedor. No total, são 10 pessoas que atuam diretamente na startup, mas toda a estrutura envolve ainda 20 produtores de alimentos orgânicos ligados à cooperativa Coperapas e cinco cozinheiras treinadas para transformar os ingredientes do dia em pratos gastronômicos. Os produtos são entregues por meio de parceria com as empresas de delivery Courri e Loggi.

Devido à rápida expansão do negócio, a expectativa é a de que o projeto envolva 50 cozinheiras e as vendas passem dos 300 pratos semanais para mais de 3.000. Essa primeira expansão tem sido bancada por 10 investidores anjo que foram atraídos em uma rodada de investimento realizada em janeiro. Quando a operação estiver consolidada em São Paulo, o plano é levar o duLocal para outras duas cidades brasileiras antes de dar o próximo e arrojado passo: lançar o app em cidades dos EUA e Europa. “Afinal, nosso grande mote é ‘Think Global, Eat Local’”, explica o sócio da startup.

Prato Feito

Quem: duLocal.

Fundador: Felipe Gasko, engenheiro ambiental.

O quê: Entrega de comida pronta com ingredientes orgânicos e estilo caseiro.

Missão: Formar uma comunidade sustentável de produtores e cozinheiros oferecendo alimentação saudável.

Texto: Fábio Vieira

Imagens: Divulgação