Cabides reciclados de plástico dos oceanos instigam mundo da moda

Cabides reciclados de plástico dos oceanos instigam mundo da moda

Holandesa Arch & Hook mobiliza conscicência ambiental na indústria da fast fashion

Publicado em 10 de março de 2020

O filme ‘Segredinho sujo da moda’” que estreou na edição de setembro de 2019 da London Fashion Week, trata de um assunto pouco explorado na indústria da moda: a poluição causada por cabides. A produção, que é assinada pela empresa holandesa Arch & Hook juntamente com o Ridley Scott Creative Group, serviu de apoio ao lançamento de seus cabides Blue®, que se destinam a um estágio específico de distribuição do varejo de moda, conhecido como ‘garment on hanger’ (GOH). Trata-se da etapa em que as roupas são transportadas das fábricas para as lojas. Estima-se que 150 bilhões de peças de vestuário sejam produzidas globalmente todos os anos. Se apenas dois terços delas passam por esta etapa, isso significa que cerca de 100 bilhões de cabides são usados ​​anualmente apenas para esta finalidade. Ou seja, a maioria é usada uma vez e 85% deles terminarão em aterros, levando mais de mil anos para se degradar.

É neste contexto que a Arch & Hook, fundada em 2015 em Amsterdã por Sjoerd Fauser e Anne Bas, investiu em seu novo produto. O Blue® é o primeiro cabide do mundo feito inteiramente de Marine Plastics®, uma espécie de “sopa de plástico”, que mistura outros resíduos provenientes dos oceanos. A combinação de materiais coletados é classificada e separada, triturada, transportada e preparada como matéria- prima para a confecção dos cabides.

Graças a entalhes, barras e clipes adicionais, os módulos dos cabides BLUE® podem ser usados ​​para qualquer peça de vestuário, em qualquer combinação. No final de sua vida útil, eles podem ser coletados e transformados em novos cabides, fechando um ciclo reciclável. Além disso, todos os cabides da empresa são fabricados o mais próximo possível de seu destino final, para minimizar sua pegada de carbono.

“Na Arch & Hook, acreditamos firmemente que estamos nos estágios iniciais de um nova revolução industrial. Limpar o que a humanidade causou é crucial antes de eliminar totalmente os plásticos” diz Fauser.

 

BLUE OCEAN

Quem: Arch & Hook

O quê: Cabides feitos de resíduos de plástico dos oceanos.

Fundadores: Sjoerd Fauser e Anne Bas.

Patrocínio: Copenhagen Fashion Summit

Texto: Luana Dalmolin

Imagem: Reprodução

Publicado originalmente na Revista Experience Club nº22.