Sem categoria

Vidro ultrafino dobrável desafia leis da física

Os celulares dobráveis foram a grande promessa entre as inovações no segmento de dispositivos móveis em 2019, com o lançamento de modelos pela Samsung, Motorola, Huawei e Xiaomi. À diferença do padrão entre os modelos top de linha, as telas destes aparelhos não são de vidro, mas sim de plástico, a única solução capaz de oferecer flexibilidade, apesar da perda em qualidade e resistência.

A Corning, fabricante americana de marcas conhecidas como a Gorilla Glass – largamente utilizada pelos maiores fabricantes de celulares – quer mudar essa realidade. A companhia tem desafiado as leis da física e já trabalha em um vidro flexível, de alta durabilidade, excelente resistência a arranhões e clareza óptica superior à do plástico, para acompanhar a nova era dos dispositivos com telas dobráveis. 

Seu mais novo projeto visa fornecer um vidro ultrafino, capaz de dobrar centenas de milhares de vezes sem danificar e mantendo seu nivelamento. Para se ter uma ideia, isso é comparado a materiais alternativos que podem começar a se deformar significativamente em cerca de 100 mil dobras.

A tecnologia, ainda em desenvolvimento e com previsão de entrega nos próximos 12 a 18 meses, está sendo testada junto a uma amostra de clientes, buscando atender também aos requisitos de design. Agora resta saber quando os celulares flexíveis terão os mesmos patamares dos aparelhos atuais quanto à qualidade, inovações úteis aos usuários e preços acessíveis. Pois já é certo que as telas de vidro estão chegando para ficar.

 

VIDRO FLEX

Quem: Corning.

O Quê: Vidro ultrafino para telas dobráveis de celular.

Tecnologia: Dobrável em centenas de milhares de vezes.

Quando: Lançamento previsto até 2021

Texto: Fábio Vieira

Imagem: Reprodução

Publicado originalmente na Revista Experience Club nº22.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar

Deixe um comentário