Mercado

CMO Experience: tudo o que um CMO precisa saber e vai ter pra quem perguntar

Ricardo Natale

O trabalho do CMO (Chief Marketing Officer) mudou muito nos últimos anos. Hoje em dia, especialmente nas grandes empresas, ele não cuida apenas do marketing. É muito cobrado, também, por um envolvimento maior em outras áreas e para entregar resultados no negócio.

Para isso, precisa sair do seu domínio tradicional, de comunicação, para entrar também em finanças, operação de vendas, futuro, se envolver na cultura da empresa, trabalhar cada vez mais em dupla com a área comercial. Precisa ainda assumir um papel protagonista nas ações ESG, mostrar que a companhia está alinhada com visão mais moderna do mercado sobre diversidade. E, também, desenvolver uma visão altamente técnica e profunda sobre os hábitos da nova geração, muitas vezes bem diferentes da sua própria geração.

Entender a transformação pela qual vem passando o mercado de mídia, em que os grandes veículos ainda têm sua força, mas ao mesmo é cada vez maior a importância dos influenciadores e das novas plataformas de mídia, é outra necessidade fundamental desse profissional.

E é com essa abordagem, das mudanças profundas que vêm acontecendo neste mercado e que são essenciais para profissionais que querem liderar as grandes marcas, que realizaremos, no dia 27 de fevereiro, o CMO Experience, nosso primeiro evento segmentado do calendário de 2024. Faremos um mergulho no universo dos diretores e VPs de marketing, e com uma pauta muito mais ampla do que os eventos tradicionais do setor costumam fazer.

Vamos receber na Experience House um grupo de 100 diretores e VPs de marketing das maiores empresas do Brasil, para discussões profundas sobre esse mercado.

“É um encontro dos principais líderes de marketing do Brasil onde iremos traçar o cenário deste ano. Separar as tendências de um hype momentâneo. Mostrar as prioridades, onde as grandes empresas vão focar”, diz Thiego Goulart, criador da Makers, principal comunidade de CMOs do Brasil, que assina com o Experience Club a curadoria do evento.

Entre os profissionais convidados a compartilhar suas experiências no CMO Experience estão Marcel Sacco, Chief Growth Officer da BRF, Danielle Sardenberg, Senior Head of Marketing do Santander, Daniel Hoe, Head of Marketing Latam da Salesforce, Ricardo Dutra, CEO do Grupo UOL/PagBank, Marina Daineze, Diretora de Comunicação e Marca da Vivo, Claudio Rawicz, Head of Press, Digital Communications da Volkswagen e Daniela Graicar, CEO da PROS.

Um time muito forte de profissionais com grande experiência para discutirmos com profundidade as transformações neste mercado em que o sucesso do passado não é, de forma alguma, garantia de continuidade de sucesso no futuro. Nosso compromisso é iluminar o caminho que vem pela frente, num encontro em que, como é a prática nos nossos eventos, além dos aprendizados proporcionados pelos speakers, haverá muito espaço para networking e troca de ideias entre os participantes.

E você, já pensou em como o marketing está mudando? Está preparado para acompanhar essas transformações no mercado?

Carta do CEO
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