Confiança e empatia: os princípios da alta performance
Autonomia, accountability e transparência ditam o caminho para times mais engajados e resultados mais expressivos nesta virada dos processos de trabalho. No home office, monitoramento abre espaço para confiança e os gestores de liderança têm papel fundamental, principalmente para exercitar a empatia e avançar rumo à alta performance.
Para Rita Pellegrino, Diretora de Gente Mercado Brasil da BRF, produtividade passa necessariamente pela compreensão de que os times são interdependentes. “Uma cadeia longa e complexa tem que respeitar a premissa da interdependência. Esta confiança favorece a cultura de alta performance”, comenta a liderança da BRF.
Aprendizado e treinamento também merecem atenção especial em tempos de trabalho remoto. Para serem mais eficientes precisam ser mais democráticos. Rita Pellegrino conta que a BRF, que globalmente colocou 10 mil funcionários em home office, ampliou sua plataforma de aprendizagem, trazendo mais parceiros para perto e conteúdo mais assertivo. “A curadoria tem que ser bottom-up para engajar. Não precisamos de alguém numa central, numa torre para fazer as escolhas”.
Neste debate com o Experience Club, Rita destaca Seis diretrizes que auxiliam na alta performance dos colaboradores.
[Assista ao vídeo e mergulhe no assunto]:
1– Valorize o tempo
“Aprendemos a fazer reuniões mais curtas e produtivas, a utilizar melhor as ferramentas virtuais e conseguimos desmistificar a antipatia ou a desconfiança em relação ao home office, com equipes eficientes em um modelo que veio para ficar”.
2- Abrace o inesperado
“Problemas inesperados aparecem no home office, mas é preciso fazer concessões e entender que não tem receita para dar certo. O que temos feito é uma troca muito grande de experiências. Há muita colaboração porque todo mundo se viu em uma situação incomum do dia para a noite”.
3- Repense as estruturas
“Quando estivermos em condições normais de temperatura e pressão, com um tempo mais livre, agendas mais curtas e resolvendo problemas de maneira mais ágil, a grande lição é poder repensar o tamanho dos nossos escritórios”
4- Seja accountable
“A base da equipe de alta performance é a confiança e a autonomia. Se a empresa começa a rastrear o funcionário para ver quanto tempo ele fica online, já muda a perspectiva, quebra a regra básica de acreditar que a outra pessoa vai ser accountable”.
5- Ofereça conteúdo assertivo
“Devemos oferecer conteúdos mais assertivos, que podem ser cumpridos em tempo menor e com uma curadoria bottom-up, que engaja muito mais. Não precisamos de alguém numa central, numa torre, para fazer uma curadoria forçada”.
6- Exercite a empatia
“É papel da liderança exercitar a empatia. Às vezes, estamos em uma situação confortável, mas não sabemos como o outro está, se está cuidando de alguém doente ou pronto para uma reunião. Nunca precisamos exercer tanto a empatia quanto agora, em um ambiente 100% virtual”.
Texto: Andrea Martins
Imagens: Reprodução
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