Como reconhecer os sinais que levam ao burnout?

Monica Miglio Pedrosa
Desde pequena, a Dra. Neha Sangwan ouvia dos pais que só existiam duas carreiras possíveis: ser médica ou engenheira. Foi isso que a levou a fazer uma graduação em Engenharia Mecânica e Biomédica pela Michigan State University. Depois de atuar como engenheira na Motorola, decidiu cursar Medicina na State University of New York, com residência em Clínica Médica no Temple University Hospital. Por mais de uma década, trabalhou como médica em plantões de até 36h. Enquanto cuidava dos outros, ignorava os próprios sinais de exaustão, como as dores de cabeça constantes, a insônia e a fadiga, sintomas que culminaram em um burnout.
“O grande mito sobre o burnout é o seguinte: você não está bem na segunda e completamente esgotado na sexta. O burnout acontece aos poucos. E, se você estiver anestesiando os sinais do corpo – com cafeína, açúcar, ou diversão –, não vai perceber os alertas nas fases iniciais.”
O burnout a levou a repensar suas escolhas. Há 10 anos, ela fundou a Intuitive Intelligence, consultoria que apoia pessoas e empresas a lidar com o estresse e a ansiedade. Além de CEO da consultoria, Neha é autora do livro Powered by Me – From Burned Out to Fully Charged at Work and in Life, palestrante do TedX Speaker e casada com Raj Sisodia, fundador do movimento Capitalismo Consciente.
Na Intuitive Intelligence, Neha desenvolveu o i-Five Experience, um programa voltado para melhorar a comunicação, reduzir o estresse e promover colaboração entre líderes, equipes e profissionais de saúde. Foi como speaker internacional que Neha participou, ao vivo de Boston, do RH Experience, evento que reuniu 80 líderes de grandes empresas, no dia 9 de maio, na Experience House, em São Paulo.
Durante sua palestra, ela explicou que o burnout se desenvolve em três fases: Alarme, Adaptação e Exaustão/Ineficácia.
Na primeira, o estresse aumenta e, se você permanece nessa fase ele vira seu “novo normal”. Na fase de adaptação, o corpo entra em modo crônico de sobrevivência, continua funcionando, mas já está cansado. A pessoa adota estratégias, como aumentar o consumo de café, açúcar ou energéticos para manter o ritmo. A exaustão vem quando apenas um pequeno problema a mais te derruba.
“Na fase de alarme, é comum se sentir irritado, frustrado ou perder prazos. Na adaptação, o isolamento social e faltas por doença são frequentes. Se isso se prolonga, pode evoluir para dores intensas, depressão e até ideias suicidas.”
Neha convidou a plateia a fazer uma avaliação online durante a palestra, para verificar os níveis de energia física, mental, emocional, social e espiritual. Reconhecer onde está o esgotamento é o primeiro passo para mudanças reais e sustentáveis. Segundo ela, essa avaliação não pode ser apenas racional, é necessário perceber o “mapa corporal”, mesmo que sua mente diga o contrário. Muitas pessoas dizem que “ficam bem com 5 horas de sono”, mas seus corpos revelam o oposto, com batimentos cardíacos acelerados, respiração curta e sensação de peso, entre outros.
A seguir, Neha detalhou as cinco dimensões da energia:
Energia Física:
- Alimentação – Como você nutre seu corpo ao longo do dia? Os intervalos, a qualidade dos alimentos e sua biologia individual importam.
- Sono – Dorme de sete a nove horas por noite com qualidade? A pergunta-chave é: “Acordo me sentindo descansado para encarar o dia?”
- Movimento – Você movimenta o corpo com prazer algumas vezes por semana?
- Nível de energia ao longo do dia – Mantém energia estável ou sente uma queda no meio da tarde, recorrendo a estratégias como consumo de café ou açúcar, para se manter produtivo?
Energia Mental:
A forma como formamos nossos pensamentos influencia diretamente nossa energia. Muitos pensamentos vêm de comparações com os outros, autocrítica, pressão para performar e falta de confiança e eles drenam a energia mental.
Cada pessoa tem, em média, 70 mil pensamentos por dia, e 90% deles são os mesmos do dia anterior.
- Quais são os seus três pensamentos mais recorrentes?
- Eles te drenam ou te energizam?
Energia Emocional:
Está relacionada à capacidade de se adaptar diante de incertezas e mudanças.
- Como você reage a emoções difíceis, como raiva ou tristeza? Como lida com traumas ou perdas?
- Há espaço para alegria ou leveza no seu dia?
- Em quais áreas da sua vida você está evitando conflitos ou sentimentos difíceis?
- E quais áreas te trazem paz e alegria?
Energia Social:
Refere-se à qualidade das conexões humanas e ao quanto elas nutrem ou esgotam. A energia social tem a ver com poder, hierarquia e pertencimento.
- Você sente que tem voz no ambiente em que está inserido?
- Consegue estabelecer limites claros?
- Quando há conflito, fala diretamente com a pessoa ou fala dela para outras?
- Quem são as três pessoas (ou grupos de pessoas) com quem você mais convive, presencialmente ou online?Essas conexões representam um ganho ou uma perda de energia?
Energia Espiritual:
Para Neha, essa é a energia mais importante de todas. Trata-se dos valores fundamentais que orientam nossas escolhas e dão sentido ao que fazemos. É sobre propósito, autoconfiança e fé em algo maior.
Se você não sabe quais são os seus valores, lembre-se de um momento em que se sentiu realmente visto, valorizado e ouvido. Quais valores estavam presentes nessa experiência? É muito provável que esses sejam seus valores fundamentais.
Quer avaliar sua autoconfiança? Pergunte:
- Em que áreas da vida eu assumo riscos?
- E em quais eu evito riscos?
Para Neha, é nas áreas em que evitamos o risco que identificamos a falta de autoconfiança. E, sem risco, não há inovação, especialmente em um mundo com mudanças aceleradas pela tecnologia.
“A ansiedade geralmente nasce de padrões de pensamentos repetitivos que usamos para nos proteger. A cura começa com a construção da autoconfiança. Já a depressão pode ser amenizada com propósito e conexão com outras pessoas.”
Para mais conteúdos (em inglês) da Dra. Neha, como trechos de seu livro Talk RX, sobre comunicação e conflitos saudáveis; materiais sobre o mapa corporal, para ajudar a reconhecer os sinais do corpo; e um vídeo explicativo sobre a avaliação energética, acesse: https://intuitiveintelligenceinc.com/pbmgifts-only/
-
Aumentar
-
Diminuir
-
Compartilhar