ESG

Ecomodernismo – As sete faces da ecologia política

Autor: Luc Ferry

Ideias centrais:

1 – O livro mostra as sete faces atuais do panorama da ecologia: o colapsismo, o alarmismo reformista, o alarmismo revolucionário, o ecofeminismo, os decoloniais, os veganos e, por fim, o ecomodernismo, ou economia circular.

2- O político Yves Cochet, ex-ministro do Meio Ambiente da França, pertence ao colapsismo, que diz que o colapso mundial acontecerá por volta de 2030. Entre as possíveis causas estão uma guerra nuclear que vai gerar uma nuvem de cinzas; um afinamento da camada de ozônio que causará cânceres terríveis; ou uma crise agrícola causada por inseticidas.

2 – As propostas dos fundamentalistas do decrescimento são a necessidade de reduções maciças do poder de compra, restrições de liberdade colossais, desemprego em massa e outras de teor semelhante.

3 – Contra os fundamentalistas do decrescimento, estão os reformistas. Para estes, a noção do crescimento verde é indissociável do conceito de desenvolvimento sustentável, visando redução significativa dos danos causados ao meio ambiente.

4 – Ideia diretriz do projeto ecomodernista: promover, acelerar e ampliar a dissociação entre, de um lado, a busca do progresso, do crescimento e do consumo e, de outro, a destruição pelo impacto crescente negativo, em consequência das atividades humanas.

5 – Crescimento infinito, poluição zero é a única concepção de economia que pode tornar plausível o projeto ecomodernista e a única que permite conciliar a economia, o crescimento, a produtividade e uma preocupação efetiva com o meio ambiente, integrando a noção de circularidade.

Sobre o autor:

Luc Ferry é filósofo francês graduado pelas universidades Sorbonne e Heidelberg, possuindo também doutorado em Ciência Política pela Universidade de Reims. Assumiu atuação política em seu país, tendo sido ministro francês da Juventude, Educação Nacional e Pesquisa, entre 2002 e 2004. Em 2009 assumiu como membro do Comitê Consultivo Nacional de Ética.

Introdução:

Hoje, a ecologia política evoluiu muito. Ganhou espaço em todos os setores da sociedade. Não é mais, ou pelo menos não apenas, a pequena seita esquerdista que era nos 1970 e 1980. Assumiu importância filosófica e política em todos os países ocidentais, inclusive à direita, que até recentemente não era bem-vinda, ainda que o engajamento à esquerda continue sendo sua primeira marca registrada.

É em condições morais, políticas e mesmo espirituais bastante específicas que vou descrever nesta Introdução, e não unicamente por causa do estado do planeta, que a ecologia política ultrapassou, assim, os limites da extrema-esquerda, mas também por vezes da extrema-direita, que eram originalmente os dela, para adquirir direito de cidadania em todos os partidos políticos.

Aqui esboçaremos brevemente sete faces do panorama atual da ecologia, que serão desenvolvidas ao longo dos capítulos da obra:

  1. O colapsismo: a catástrofe é iminente, até mesmo inevitável. A primeira corrente, a mais radical, é a dos colapsistas, catastrofistas e colapsologistas. O colapso da sociedade globalizada é provável em 2025 e certo por volta de 2030, segundo Yves Cochet, ex-ministro do Meio Ambiente da França.
  2. O alarmismo reformista: o desenvolvimento sustentável. A segunda corrente forma uma espécie de antítese da primeira: é a dos alarmistas reformistas. Eles acreditam que o planeta pode muito bem se safar se conseguirmos limitar os danos à biodiversidade, controlar o aquecimento climático e a polução das águas e dos solos.
  3. O alarmismo revolucionário: por um decrescimento em todos os sentidos. Ao contrário dos reformistas, eles defendem o decrescimento em todos os sentidos do termo, em todas as áreas: decrescimento energético, descarbonização da indústria, redução do tempo de trabalho, redução da população e outros.
  4. O ecofeminismo. Para os adeptos dessa corrente, existiria uma ligação direta entre a opressão das mulheres e a da natureza, de modo que a defesa delas não poderia ser separada sem prejuízo.
  5. Os decoloniais. O movimento decolonial, semelhante na França aos Indigènes de la République ou ao Extintion Rebellion, defende a ideia de que a crise ecológica não pode ser resolvida fora da questão colonial. É uma abordagem dos problemas ambientais nascida na América Latina, depois adotada nas universidades americanas.
  6. Os veganos. Estes, da mesma forma que os vegetarianos, não consomem nenhum alimento de origem animal: o que, é claro, significa nenhuma carne, e também nenhum leite de vaca ou de ovelha, nenhum queijo ou mel. Agora, a diferença em relação aos vegetarianos: em seu dia a dia, independentemente da alimentação, já não utilizam nenhum produto resultante de sofrimento ou da experimentação animal, nem lã, nem couros, por exemplo.
  7. O ecomodernismo e a economia circular: crescimento infinito, poluição zero. Em oposição aos fundamentalistas verdes, vêm os ecomodernistas, partidários de uma economia circular, cuja palavra de ordem é “crescimento infinito, poluição zero!”, um slogan que exaspera literalmente os adeptos do crescimento. Os ecomodernistas são favoráveis à economia de mercado, contrários ao decrescimento e a qualquer suspensão da democracia.

PARTE  1 – Reset! Rumo ao fim do mundo?

Capítulo 1: Colapsistas e colapsologistas

O fim do mundo é iminente e inevitável

Sendo o colapso, segundo Yves Cochet, provável em 2025 e certo por volta de 2030, nosso colapsologista começa a nos indicar suas possíveis causas, desordenadamente: uma guerra nuclear vai gerar uma nuvem de cinzas e um afinamento da camada de ozônio que causará cânceres terríveis e depois grelhará os humanos como linguiças em uma churrasqueira; uma cepa virulenta, tão mortal quanto o Ebola, vai provocar uma terrível pandemia da qual a Covid-19 (que encantou Cochet) é apenas um modesto antegosto; uma crise agrícola causada por pesticidas e pela redução dos polinizadores; o declínio da oferta de petróleo provocará uma série de crises econômicas e financeiras, mas também um colapso sistêmico global das cadeias de produção e de distribuição de bens e de serviços, uma elevação do nível do mar ligada ao aquecimento climático submergirá repentinamente todas as cidades costeiras do planeta; um desmatamento acelerado levará à queda da civilização ocidental por falta de madeira; ou ainda todas essas razões mais ou menos ao mesmo tempo, desencadearão guerras e episódios de violência incontroláveis.

Cochet nos deixa a escolha, mas o que é certo para ele é que a mortalidade humana será terrível nos anos 2030 ao longo desses episódios, certamente lamentáveis, mas agora totalmente inevitáveis, já que o modelo “produtivista/liberal” é, ao contrário do que os alarmistas fingem acreditar, incapaz de se reformar ou de ser substituído por outro enquanto a catástrofe não tiver acontecido. Só mais tarde poderemos assistir ao possível renascimento de uma humanidade que finalmente terá recebido o que merecia e que poderá então tirar lições disso.

“Biorregiões”. Cochet não hesita em desenvolver nos mínimos detalhes o cenário de ficção científica que ele continua acreditando ser o mais provável em seu “mundo de depois”, a política será “biorregionalista”. Com efeito, todos os colapsologistas concordam com ele em um ponto: a vida política se reorganizará na forma de “biorregiões”, uma nova forma de organização que Cochet reivindica e que já descreve não no modo condicional, mas no futuro.

Capítulo 2: Os alarmistas revolucionários

Decrescimento ou fim do mundo

Extinção das espécies. Para Aurélien Barrau, este parece ser o problema número 1 (o que não significa que os outros não existam e isso ainda menos porque contribuem para ele). O expansionismo humano é a principal causa disso, mas existem algumas outras que agravam ainda mais o problema: a introdução de espécies invasivas, a exploração e pesca excessivas, as diferentes poluições, as extinções indiretas de espécies (se uma espécie número 1, de que se alimenta uma espécie número 2, desaparece, a número 2 também morrerá), a agricultura intensiva e, claro, a mudança climática. Há de se notar desde o início que, com base nessa perspectiva, fica claro que é o humano e somente ele o culpado, ele é o problema, não as outras espécies.

Efeitos do aquecimento climático. Eles vêm sem segundo lugar. Como todos os ecologistas, Barrau enumera os potenciais efeitos do aquecimento, os quais é inútil citar longamente, pois são abordados extensamente todos os dias na imprensa: elevação dos oceanos, derretimento dos blocos de gelo dos pólos, desaparecimento das cidades costeiras, incêndios frequentes e devastadores, extinção em massa de espécies, desenvolvimento de certas doenças graves, progresso dos ciclones, das tempestades e das inundações, incêndios florestais etc.

Decrescimento em todas as direções. Diante das constatações aterradoras é fundamental, segundo Barrau, “dar uma volta de 180 graus […] Não podemos mais conduzir uma política que favoreça o crescimento consumista”. No entanto, apesar de seus esforços desesperados para inventar o que chama de “nova simbólica”, para propor outros valores além do crescimento infinito que devasta o planeta, as soluções propostas sob a rubrica “Decrescimento” são tudo menos agradáveis: elas anunciam reduções maciças do poder de compra, restrições de liberdade colossais e desemprego em massa. Em suma, miséria. O único argumento que justifica essas punições programadas é que devemos nos decidir a isso por bem ou por mal se quisermos evitar o desaparecimento da vida na Terra.

Capítulo 3: Reformistas contra fundamentalistas

Crescimento verde e desenvolvimento sustentável versus decrescimento

O crescimento verde é geralmente definido como uma concepção da atividade econômica que continua tendo como objetivo o crescimento, a melhoria do padrão de vida, da expectativa de vida e da equidade social, em suma, o que chamamos de “progresso”, visando ao mesmo tempo uma redução significativa dos danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas. Trata-se, é claro, de conciliar a ecologia e a economia de mercado, no que a noção de crescimento verde é indissociável do conceito de desenvolvimento sustentável, um modelo de desenvolvimento que pretende fazer o crescimento não conduzir ao esgotamento dos recursos naturais não renováveis.

Longe de advogar pelo decrescimento, Dennis Meadow agora defendia [ao contrário dos primeiros pronunciamentos] investimentos tecnológicos maciços, uma estratégia que, segundo ele, permitiria reduzir em 80% a utilização dos recursos não renováveis, e em 90% a poluição gerada por unidade de produção, mantendo ao mesmo tempo um bom padrão de vida e de consumo, bem como o aumento da expectativa de vida. Como era de se esperar, a consternação tomou conta dos teóricos do decrescimento, que não esperavam que seu herói sucumbisse ao otimismo do desenvolvimento sustentável e do crescimento verde. Foi, no entanto, o que ele fez em 2004 ao apresentar seu famoso “Cenário 9”, um programa que defendia um uso intensivo das novas tecnologias, permitindo, segundo ele, um crescimento sustentável.

Como veremos agora, para os ecomodernistas, é hora de sair da antinomia decrescimento/crescimento verde. Não se trata de ser menos nocivo, de poluir menos, mas de ser excelente, pois poluir menos anda é poluir. O único objetivo válido é não poluir mais, o que supõe integrar ao mesmo tempo a lógica da dissociação e a da economia circular, mas também renunciar à miragem das energias renováveis (exceto a solar) e investir finalmente todos os nossos esforços nas novas tecnologias high-tech, em particular na fusão nuclear e nas centrais atômicas das próximas gerações, que são as únicas que nos permitirão abandonar os combustíveis fósseis. É, pois, de certa forma à “defesa”, aos partidários de uma ecologia do crescimento e de um ambientalismo não punitivo, que daremos agora a palavra.

PARTE 2 – Inovar! Crescimento infinito, poluição zero

O grande propósito ecomodernista

Capítulo 4: Os ecomodernistas

A dissociação e a hipertecnologia salvarão o planeta

Presos entre a ideia revolucionária e o projeto de integrar a ecologia na economia, os reformistas são como aqueles partidos socialistas que acabaram pouco a pouco definhando por hesitar entre a esquerda radical e a direita republicana. É assim que as políticas ecológicas que reivindicam o desenvolvimento pretensamente sustentável e o crescimento verde penalizam (um pouco) a economia, colocam nas ruas as camadas mais modestas da população, sem, no entanto, resolver seriamente os problemas ambientais. Elas visam reduzir o impacto das atividades humanas na natureza, mas reduzir não é suprimir, portanto insuficiente. O que, mais uma vez, abre uma avenida para as críticas vindas dos radicais favoráveis ao decrescimento.

Trata-se de uma constatação que os ecomodernistas, como todos os representantes das demais correntes da ecologia, estão, se não pessimistas, ao menos lúcidos e preocupados. Michael Shellenberger, que dedicou sua vida à luta contra o aquecimento climático, é um daqueles que certamente não poderá ser acusado de estar do lado dos céticos do clima. Simplesmente, seu manifesto constata, com uma objetividade que os colapsistas adeptos do decrescimento como Dominique Bourg, perderam de vista há muito tempo, que a “modernidade” e o produtivismo liberal engendraram consideráveis progressos humanos, como nenhum outro na história, mesmo que infelizmente o tenham feito muitas vezes em detrimento do meio ambiente. É o que aponta “Um manifesto ecomodernista”, e é daí que ele parte para construir seu projeto, já que, apesar de certos desastres ambientais incontestáveis, já se manifestam tendências à “dissociação” entre as atividades humanas e a natureza virgem:

Dissociar o bem-estar humano, o crescimento e o progresso da destruição do meio ambiente. Promover e ampliar uma dupla dissociação, demográfica e técnica.

Este é o leitmotiv, a ideia diretriz do projeto ecomodernista. Trata-se de promover, acelerar e ampliar uma dissociação entre, de um lado, a busca do progresso, do crescimento, do consumo e do bem-estar do qual quase ninguém deseja abrir mão e, de outro, a destruição do meio ambiente pelo impacto crescente e negativo que os humanos estão lhe infligindo.

É preciso antes de mais nada dissociar no plano demográfico, intensificando a urbanização para devolver espaços à natureza selvagem, único meio de recriar a biodiversidade, de absorver o CO2, mas também de conservar e proteger a beleza natural. Para conseguir isso, também é necessário organizar a dissociação no plano tecnológico, intensificando também a produção de energia graças à energia nuclear e solar para também evitar a poluição ligada às fontes de energia mais sujas (em particular as centrais a carvão, que a Alemanha é obrigada a multiplicar para compensar a ineficácia relativa das energias renováveis, bem como sua renúncia à energia nuclear).

Uma passagem do manifesto resume essas ideias:

“Intensificar muitas atividades humanas, especialmente a agricultura, a extração energética, a silvicultura e os assentamentos, para que ocupem menos terra e interfiram menos no mundo natural, é a chave para dissociar o desenvolvimento humano dos impactos ambientais. Esses processos tecnológicos e socioeconômicos estão no centro da modernização econômica e da proteção ao meio ambiente. Juntos, eles ajudarão a mitigar as mudanças climáticas, poupar a natureza e reduzir a pobreza mundial.”

Um bom Antropoceno. Produzir mais alimentos ou energia com menos espaço e sem recorrer às energias fósseis é a solução do futuro, aquela que permitirá que a era do humano (o Antropoceno) não seja a da destruição da natureza. Como declaram os autores do manifesto:

“Como universitários, cientistas, militantes e cidadãos, escrevemos este manifesto animados pela convicção de que o conhecimento e a tecnologia aplicados com sabedoria podem permitir um Antropoceno bom, até mesmo notável. Um bom Antropoceno exige que os seres humanos utilizem suas crescentes capacidades técnicas, econômicas e sociais para melhorar a condição humana, estabilizar o clima e proteger a natureza.”

Capítulo 5: A economia circular

“C2C”: crescimento infinito, poluição zero

Esta é a única concepção de economia que pode tornar plausível o projeto ecomodernista e, de modo mais geral, a única que permitiria conciliar seriamente a economia de mercado, o crescimento, o produtivismo e uma preocupação finalmente efetiva com o meio ambiente. Em todo caso, essa é a ideia. Se a ecologia não quiser ser associada a um declínio total em termos de comodidades, de conforto, de tempo, de poder de compra, mas também de liberdade e de bem-estar, ela precisará deixar de ser punitiva, antiliberal, decrescente e mortífera para tornar-se “positiva”, integrando enfim seriamente a noção de circularidade.

Pois é justamente uma “alternativa” bem argumentada e forte ao decrescimento e ao colapsismo que William McDonough e Michael Braungart propõem em seu livro pioneiro, Cradle to cradle. Créer et récyler à l’infini (“Do berço ao berço. Criar e reciclar infinitamente, abreviado: C2C”), um projeto inovador cujas promessas, se cumpridas, deveriam ser bastante entusiasmantes para qualquer pessoa interessada em proteger o meio ambiente.

A economia circular pretende, portanto, implementar uma “economia positiva”: a expressão pode parecer apenas um slogan, como tantos e tantos encontrados em programas políticos. Ela é na realidade de uma rara profundidade, desde que pelo menos compreendamos em que sentido ela nos convida a repensar de cabo a rabo o projeto filosófico, espiritual e científico de uma ecologia finalmente otimista que se apoia em duas noções-chave da economia circular.

Primeiro, a ideia de que, pelo menos em um ponto, deveríamos imitar a natureza: nela, com efeito, não há, retomando a feliz fórmula de William McDonough, “nem lixeiras, nem resíduos”. Tudo na natureza é indefinidamente reciclável, de modo que podemos, tomando-a como modelo, não só reduzir custos e obter lucros, evitando o desperdício de materiais úteis, mas também construir um futuro ecológico que, se integrando à economia, defenda o crescimento e o consumo em vez de querer pouco a pouco reduzi-los.

Vemos então surgir o segundo princípio dessa ecologia positiva: não se trata de “ser menos pior” (subentendido: para conseguir isso, vamos puni-lo, taxá-lo, comprimi-lo, reduzi-lo, impedi-lo, proibi-lo etc., na esperança de poluir um pouco menos), mas de ser bom, e mesmo excelente. O objetivo de longo prazo não é uma poluição menor, mas sim uma “poluição zero”, e não é limitando o crescimento e o consumo que chegaremos a esse nível, mas sim inventando, graças às novas tecnologias, possibilidades infinitas de crescer sem limites, ao mesmo tempo que despoluímos.

Reorganizar a cidade e seus edifícios faz parte de um programa de economia circular. Carlos Moreno, arquiteto urbanista franco-colombiano e professor associado da Sorbonne, é um dos inventores dos conceitos de “cidade inteligente” e de “cidade de 15 minutos”:

“Concebi a matriz da alta qualidade de vida e sociedade que reúne seis funções sociais, urbanas e territoriais: morar com dignidade, trabalhar, produzir com dignidade, poder acessar o próprio bem-estar, abastecer-se, aprender, realizar-se. Segundo minhas pesquisas, quanto mais nos aproximamos de um perímetro de 15 minutos para essas funções sociais, mais geramos bem-estar urbano para os habitantes, pois 15 minutos é uma escala de tempo que permite, com uma mobilidade ativa, ou seja, a pé ou de bicicleta, estar a 15 minutos das seis funções urbanas.”

Acrescentamos que a cidade dos 15 minutos não só poupará tempo, dinheiro, deslocamentos, portanto poluições diversas e gases de efeito estufa, mas, além disso, em vez de organizar voluntariamente obstáculos para dissuadir os usuários de se deslocarem de automóvel como é feito sistematicamente em Paris, o uso da inteligência artificial poderá e deverá finalmente ser generalizado para otimizar a mobilidade urbana.

Capítulo 6: A causa animal

Rumo a uma agricultura celular

É com Descartes que a “reificação” do animal, sua transformação em mera coisa manipulável e sujeita a uma exploração sem limites, atinge sem nenhuma dúvida seu ápice no pensamento moderno. Segundo o autor de Meditações, os animais são apenas autômatos sofisticados, máquinas semelhantes a relógios, incapazes de pensamento como de sentimentos. O animal urra sob o bisturi durante a vivissecção? Seus gritos, afirma Descartes, não têm mais significado que o “timbre de um pêndulo”. Com o cartesianismo, encontramos, portanto, um pensamento que concede todos os direitos ao ser humano e nenhum à natureza, inclusive vivente e animal.

E se substituíssemos a criação animal pela produção de carne celular? Foi em 2013, em Londres, que um biólogo holandês, Mark Post, apresentou à imprensa o primeiro bife produzido inteiramente in vitro, uma revolução na forma de alimentar.

E, de fato, esse pioneirismo tecnológico permitiu a Post anunciar discretamente o fim da pecuária, uma excelente notícia, segundo ele, para o planeta e para os defensores dos animais, já que essa carne de um novo tipo é produzida sem emissões de gases de efeito estufa, nem poluição dos solos e das águas, nem sofrimento animal.

Do ponto de vista científico, essa inovação, por mais revolucionária que possa parecer, na verdade não tem nada de extraordinário. A explicação dada a Gilles Lineau por David Welch, geneticista que dirige o departamento de ciência e tecnologia do Good Food Institute, instituição que desenvolve a produção de carne in vitro, mas também a de “carne” elaborada com base em plantas, é a seguinte:

“A criação de carne celular é dividida em três etapas. Na primeira etapa, você faz uma pequena biópsia indolor no animal que deseja – vaca, galinha, porco – para isolar as células com base no pequeno número que você coletou. Ela é feita dentro de um biorreator onde você alimenta as células com uma mistura de nutrientes. Depois de três semanas, você tem muitas células, mas elas ainda não estão diferenciadas, ainda são células-tronco. A terceira etapa é a diferenciação. Você modifica os ingredientes da mistura nutritiva para transformar essas células-tronco em células musculares e adiposas, como as que compõem um pedaço de carne.”

Direitos dos animais em plano legislativo. Que os animais não sejam livres, que sejam incapazes de cultura, de historicidade, de política, de moral e de espiritualidade, não é evidentemente uma razão para desprezá-los, muito menos para não se importar com seu bem-estar. É nessa perspectiva que ao longo de 2014 a nossa Assembleia Nacional [França] finalmente votou uma emenda que concede no direito civil o estatuto de “seres vivos dotados de sensibilidade” aos animais. Fomos alguns (Jaques Juliard, Boris Cyrulnik, Erik Orsenna, Frédéric Lenoir, Michel Onfray, Alain Finkielkraut, Matthieu Ricard, entre outros…) dos signatários de um manifesto em favor do reconhecimento de um novo estatuto jurídico do animal no direito civil. Um gesto aparentemente simbólico, mas que registra uma mudança de mentalidade frente aos animais, superando estreitezas do cartesianismo.

Conclusão:

Ficou claro ao longo destas páginas: não acredito nem no colapso do mundo em 2030, nem na possibilidade de uma política de decrescimento, menos ainda no fato de que ela poderia ser minimamente benéfica. Portanto, é para o ecomodernismo e a economia circular, para as altas tecnologias e a inovação, que a ecologia deve se orientar, se não quiser permanecer tão ineficaz quanto repulsiva. Para isso, será preciso não apenas muita ciência e inteligência, mas também grande capacidade política, além de retomar o controle do curso do mundo que, como vimos, ainda hoje nos escapa por todos os lados. Como podemos ver, nada está definido no assunto, como também nada é simples ou está ganho de antemão. Mas se neste mundo ainda existe um grande propósito, esse é realmente aquele que consistiria em implementar finalmente uma ecologia não punitiva, ao mesmo tempo desradicalizada e verdadeiramente preocupada em embelezar o futuro da humanidade.

 

Ficha técnica:

Título: Ecomodernismo – As sete faces da ecologia política

Título original: Les sept écologies – Pour une alternative au catastrophisme antimoderne

Autor: Luc Ferry

Primeira edição: Manole

Resumo: Rogério H. Jönck

Edição: Monica Miglio Pedrosa

 

Leia também:

Resumo de livro – A Revolução Transumanista – Luc Ferry

Resumo de livro – Aprender a Viver – Luc Ferry

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