“O futuro do Brasil não está no petróleo, mas na criatividade”

“O futuro do Brasil não está no petróleo, mas na criatividade”

Futurista suíço Gerd Leonhard, uma das principais atrações do Fórum de Economia Exponencial, prevê extinção das companhias que ignorarem o meio ambiente

Publicado em 26 de novembro de 2020

A Covid-19 vem tendo o impacto destruidor e transformador de uma grande guerra. A adoção acelerada de novas tecnologias faz com que a realidade hoje já seja substancialmente diferente do que era no período pré-pandemia. Mas, nos próximos anos, as mudanças serão ainda mais radicais e aceleradas no mundo todo, com o meio ambiente, a saúde e a forma de lidar com a tecnologia indo parar no topo da lista de prioridades.

A visão é do suíço Gerd Leonhard, o maior futurista da Europa e uma das principais atrações do Fórum de Economia Exponencial, que o Experience Club realiza em modo digital nos dias 1 e 2 de dezembro. Autor de livros como Tecnologia versus humanidade: o confronto futuro entre a máquina e o homem, e O futuro do conteúdo, Leonhard afirma que todas as transformações pelas quais o mundo vêm passando trazem, e continuarão a trazer, muitas incertezas e insegurança. Mas que o futuro, apesar de tudo isso, será melhor do que imaginamos.

“A preocupação com as mudanças climáticas está vindo para o centro dos debates em todo o mundo. Companhias que ignorarem a questão ambiental estão condenadas a desaparecer nos próximos anos”

É algo que já fica evidente na pressão que o Brasil vem recebendo de fora, pelas críticas à forma como tem abordado as políticas de controle ambiental e as queimadas na Amazônia, diz o suíço.

Para Leonhard, ao contrário do que pode parecer para muitos brasileiros, que veem como grande trunfo do país suas riquezas minerais, o futuro do Brasil não está em óleo e gás, e em outros recursos naturais, mas na capacidade criativa de seu povo. Isso porque, ser eficiente é importante, mas não será suficiente. Será preciso ser resiliente, ter visão e saber se reinventar, em um período de transformações rápida e incerteza, afirma.

Leonhard se apresentação ao público brasileiro na quarta-feira, dia 1º, 8h10 da manhã. Confira a programação completa e garanta já a sua inscrição:

https://assine.experienceclub.com.br/economia/

Texto: Dubes Sônego

Imagens: Reprodução | Experience Club