Liderança 4.0.: quatro livros chave da nova economia
O desenvolvimento de negócios de sucesso na nova economia, em geral, é alcançado por inconformistas dispostos a trilhar caminhos não convencionais, defendendo ideias que contrariam o pensamento corrente, mas que têm como resultado algo melhor.
A criatividade para tanto é um atributo que qualquer pessoa pode desenvolver. Ao contrário do que diz o senso comum, não se trata de algo para poucos.
Sendo assim, a crença de que é possível desenvolver as qualidades que se deseja ajuda a criar paixão pelo aprendizado. Para quem tem uma mentalidade de crescimento, ser bem sucedido significa fazer o melhor possível, aprender e superar-se.
É uma questão de criar os hábitos certos para focar no que interessa. Lembrando sempre que as metas são meios, e não apenas fins, para quem pretende alcançar o sucesso profissional e uma felicidade duradoura.
Acima estão resumidos os insights de quatro dos principais livros de liderança e desenvolvimento pessoal resumidos recentemente pelo Experience Club: Originals, Mindset, A única coisa e Seja mais feliz.
Eles foram reunidos aqui porque se tornaram best sellers de negócios e, em nossa avaliação, trazem informações, exemplos e ensinamentos fundamentais para a formação de profissionais que querem se desenvolver como líderes na nova economia.
A seguir, reunimos outras ideias centrais de cada uma das quatro obras, para que você possa escolher o que ler no feriado, e o link para os resumos em nossa plataforma.
1 – Originais
Ideias centrais:
– Conformismo significa seguir a multidão, percorrendo os caminhos convencionais e mantendo o status quo. Originalidade é tomar o caminho menos trilhado, defendendo um conjunto de ideias que contrariam o pensamento corrente, mas que resultam em algo melhor.
– Na apresentação de novas ideias, é mais eficaz adotar uma comunicação desempoderada, acentuando os defeitos de sua ideia. A vantagem é que deixar os pontos fracos em primeiro plano desarma a audiência.
– Não é mera coincidência que alguns dos maiores inventores e investidores mais originais tenham sido procrastinadores. Um exemplo é Leonardo da Vinci. Estudiosos calculam que Da Vinci pintou Mona Lisa ao longo de vários anos, interrompendo e retomando o trabalho.
– Centenas de estudos apontam a mesma conclusão: embora os primogênitos costumem ser dominantes, conscienciosos, os caçulas são os mais abertos ao risco e à adesão a ideias originais.
– Triplique o número de ideias que você tem. Assim como os grandes jogadores de beisebol só acertam a bola a cada três tentativas de rebatê-la, todos os inovadores tentam e erram. A melhor forma de fortalecer sua originalidade é produzir mais ideias.
Sobre o autor:
Adam Grant é conhecido como influente estudioso de recursos humanos. Seu primeiro livro, Dar e receber, foi um best-seller do The New York Times. Grant tem PhD em psicologia organizacional pela Universidade de Michigan e bacharelado na Universidade Harvard.
Leia aqui o resumo em 15 minutos
2 – Mindset
Ideias centrais:
– Você pode perceber como a crença de que é possível desenvolver as qualidades desejadas cria paixão pelo aprendizado. Por que perder tempo provando suas grandes qualidades, se você pode se aperfeiçoar?
– Para os de mindset de crescimento, sucesso significa fazer o melhor possível, aprender e superar-se. E isso é o que encontramos nos campeões. “Para mim a alegria do atletismo nunca está somente no fato de vencer. Encontro tanta satisfação no processo quanto nos resultados”, diz Jack Joyner-Kersee.
– A expressão “doce vingança”, que exprime a ideia de que com a vingança vem a redenção, deve ter sido cunhada por pessoas de mindset fixo, porque pessoas de mindset de crescimento não têm grande interesse em vingar-se.
– Se os pais querem dar um presente aos filhos, a melhor coisa que podem fazer é ensiná-los a encarar desafios, ficar intrigados com seus erros, desfrutar do esforço e se manter aprendendo. Dessa forma, seus filhos não serão escravos do elogio.
– Esses planos concretos – que você é capaz de visualizar – sobre quando, onde e como vai fazer alguma coisa, aumentam a possibilidade de êxito. Assim, a ideia não é só ter um plano de mindset de crescimento, mas também agir coerentemente para executá-lo.
Sobre a autora:
Carol S. Dweck, ph.D., é autoridade mundial nos campos da personalidade e psicologia social. Lecionou na Universidade Columbia e atualmente leciona na Universidade Stanford. Faz parte da Academia Americana de Artes e Ciências. Publicou também Self-Theories: Their Role in Motivation, Personality, and Development.
Leia aqui o resumo em 15 minutos
3 – A única coisa
Ideias centrais:
– Empreendedores fazem mais cedo o que outros planejam fazer mais tarde e adiam, talvez por tempo indeterminado, o que outros fazem mais cedo. A diferença não está no propósito, mas no caminho certo. Empreendedores sempre trabalham a partir de um senso de prioridade.
– Quando você vê pessoas que parecem disciplinadas, o que está vendo, na verdade, são pessoas que treinaram um punhado de hábitos em suas vidas.
– A Pergunta Foco sempre direciona você ao melhor de escolhas e ações, forçando-o a fazer o que é essencial para o sucesso: tomar uma decisão. Não qualquer decisão, mas sim a melhor decisão. Ignora o possível e se resume ao que importa.
– Vá a seu calendário e divida em blocos todo o tempo necessário para concluir sua ÚNICA Coisa. Se é uma atividade momentânea, divida em blocos as horas e os dias adequados. Se for algo regular, divida em blocos o horário adequado do dia, de forma que se torne um hábito.
– Muitos entendem que a maestria é um resultado final, mas, em essência, ela é uma forma de pensar, um jeito de agir e uma forma de vivenciar.
Sobre os autores:
Gary Keller é o presidente do conselho e cofundador da Keller Williams Realty, Inc., a maior empresa de gestão de ativos da América do Norte. Seus livros, best-sellers do The New York Times, já venderam mais de 1 milhão e 300 mil cópias em todo o mundo.
Jay Papasan, antigo editor da HarperCollins em Nova York, é vice-presidente editorial da Keller Williams. Além disso, trabalha como palestrante e coach executivo.
Leia aqui o resumo em 15 minutos
4 – Seja mais feliz
Ideias centrais:
– Arquétipo de felicidade: pessoas felizes vivem seguras, sabendo que as atividades que lhes trazem contentamento no presente também guardam satisfações futuras.
– Por si mesmas, a riqueza e a fama não têm valor: não haverá razão para buscar a fama e a fortuna se elas não contribuírem, de alguma forma, à felicidade.
– As metas são meios, não apenas fins. Para a felicidade sustentável, precisamos mudar as expectativas quanto às nossas metas: em vez de percebê-las só como fins (realização que nos faça felizes), precisamos vê-las também como meios (prazer durante a jornada).
– Já que frequentemente temos melhor desempenho quando lidamos com as coisas com que estamos mais engajados, buscar atividades que nos dão mais significado e mais prazer leva a sucessos mais quantificáveis no longo prazo.
– Entender teoria da felicidade como prazer e significado não é suficiente para a felicidade duradoura. Se sentimos que não merecemos ser felizes, limitamos nossa aptidão a tanto. Não tenha medo de ser feliz.
Sobre o autor:
Tal Ben-Shahar é popular palestrante da Universidade de Harvard sobre psicologia positiva e psicologia de liderança. Tem Ph.D em comportamento organizacional e doutorado em filosofia e psicologia em Harvard.
Leia aqui o resumo em 15 minutos
Resumos: Rogério H. Jönck
- Aumentar
- Diminuir
- Compartilhar
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.