Tecnologia

Startup inglesa traz impressão 3D para dentro de casa

Uma revolução no mercado de impressão 3D. Esse é o potencial de impacto da engenhoca denominada de FormBox desenvolvida pela startup inglesa Mayku. A pequena máquina cria moldes de qualquer pequena estrutura tridimensional que venha à cabeça, seja um vaso, cubos, frutas e até mesmo nossas mãos e pés. Para tanto, utiliza uma película plástica que capta as mais finas texturas como um fio de cabelo por meio da sucção de um aspirador de pó doméstico.

 

O projeto saiu do papel há três anos por meio da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. A ideia inicial da startup era arrecadar 50 mil dólares para viabilizar o desenvolvimento da máquina, mas ao final da campanha foram obtidos quase 600 mil dólares com o incentivo de mais de 1.700 apoiadores. Hoje, a FormBox está disponível por meio do site da Mayku por 699 euros, sendo entregue sem custos em qualquer país por meio das centenas de revendedoras espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

O investimento é baixo considerando a facilidade e baixo custo de seu uso para criar infinitos formatos em 3D que podem ser utilizados em diferentes áreas, da simples decoração da casa ao incremento e de um negócio. Um exemplo do uso profissional da FormBox é a diversificação de formas que um Chocolatier pode empregar em seus produtos, criando em poucos segundos diferentes moldes de acordo com o tema sugerido pelo cliente.

Além de reduzir custos e otimizar tempo, outro diferencial é que a máquina desenvolvida pela Mayku é portátil. Pesando 13 kg e com pequenas dimensões (são 31,5 cm de altura, 46,6 de comprimento e 27,4 de largura), a FormBox pode ser colocada em qualquer mesa ou estrutura dentro de casa ou no escritório.

Tecnologia é barata e oferece aplicação profissional para todo tipo de produto, como novos moldes para um chocolatier ou escultor

Apesar da facilidade em utilizar o produto em casa, a eficiência e inovação alcançada pela Mayku na impressão 3D também colocou a FormBox na atuação de gigantes do mercado como Nestlé, Adidas e até por engenheiros da Nasa. Em pouco menos de três anos de atuação, a startup já conta com mais de 3.000 clientes espalhados por 33 países da Europa, América do Norte e Oceania. A impressora ainda não está disponível na América Latina.

Texto: Fábio Vieira

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