Tecnologia

Montblanc Digital Paper resgata o prazer da escrita à mão no digital

Monica Miglio Pedrosa

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, seria possível transportar a sensação física e a conexão emocional de escrever à mão para um dispositivo digital? A Montblanc acredita que sim e apresenta sua resposta com o Montblanc Digital Paper, que acaba de ser lançado no Brasil.

Felix Obschonka, Diretor de Novas Tecnologias da Montblanc, veio pessoalmente para o país para o lançamento, realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, na Experience House, em São Paulo. Ele contou que uma equipe de cerca de 100 profissionais trabalhou por três anos para traduzir, da forma mais fiel possível, a experiência sensorial da escrita tradicional.

Enquanto as ferramentas digitais proporcionam eficiência e conveniência, a escrita à mão proporciona uma experiência mais imersiva, reflexiva e emocionalmente rica. Ela pode nos conectar e inspirar em um mundo cada vez mais acelerado.”

Felix Obschonka, Diretor de Novas Tecnologias da Montblanc
Felix Obschonka, Diretor de Novas Tecnologias da Montblanc

Inspirada no design ergonômico da icônica Meisterstück, a Montblanc Digital Pen, que tem apenas 4,9 mm de espessura, faz parte do kit do dispositivo e preserva algumas das características mais reconhecíveis da marca, como os três anéis de metal e o emblema Montblanc coroando a caneta.

Segundo Felix, a experiência da escrita manual ativa múltiplos sentidos, como o toque, o som, e a visão (design) e o desafio foi traduzir essa riqueza sensorial tanto no material da Digital Pen quanto na superfície do Digital Paper.

Testamos 100 diferentes tipos de materiais até chegar ao toque ideal entre a caneta e o Digital Paper.”

Como os testes com clientes não permitiram a escolha de uma única solução definitiva, a Maison Montblanc optou por entregar três pontas distintas e intercambiáveis, permitindo que cada usuário escolha a que melhor se adapta ao seu estilo, uma vez que cada ponta emula uma textura de papel diferente.

O dispositivo pode ser usado para anotações, leitura, assinatura de documentos, e-books e diversas outras funcionalidades. Por meio de uma função que usa inteligência artificial, o sistema reconhece a escrita e permite a busca por palavra-chave em notas e documentos. O Montblanc Digital Paper também traz modelos prontos como calendário, planejadores e diários e os arquivos podem ser compartilhados e recebidos via e-mail, USB-C ou usando aplicativos complementares à Montblanc Cloud.

Embalado em uma caixa metálica leve, disponível nas cores preto, dourado e cinza, o produto exibe o emblema Montblanc gravado em baixo relevo. O Montblanc Digital Paper já está à venda por R$ 8.100 em boutiques selecionadas da marca e na loja online.

  • Aumentar texto Aumentar
  • Diminuir texto Diminuir
  • Compartilhar Compartilhar